RC entrega escola, aparelho de raio X e participa de ODE em Campina Grande

0

O governador Ricardo Coutinho cumpre agenda administrativa, neste sábado (21), na cidade de Campina Grande, onde entrega obras nas áreas de educação e saúde e participa da plenária do Orçamento Democrático Estadual. Às 15h, ele inaugura a Escola Estadual de Ensino Médio Major Veneziano Vital do Rêgo, que vai atender os jovens dos loteamentos Raimundo Suassuna e Acácio Figueiredo; e às 15h30, entrega um aparelho de Raio X Digital ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

A Escola Estadual de Ensino Médio Major Veneziano Vital do Rêgo é um anexo da escola de ensino fundamental. Trata-se de um prédio novo com capacidade para atender 800 alunos nos três turnos. A unidade possui sete salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, refeitório, sala de leitura, sala dos professores, salas da diretoria / secretaria, banheiros, cozinha, área de serviço e almoxarifado/depósitos. Na construção, o investimento foi superior a R$ 1,5 milhão, recursos oriundos de parceria com o BNDES.

Hospital de Trauma – Logo após inaugurar a escola, o governador Ricardo Coutinho entrega um aparelho de Raios-X digital ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes.  O equipamento produz imagens com mais qualidade, possibilitando diagnósticos mais precisos, economia e redução de exposição à radiação, por se tratar de um aparelho ultramoderno.

Em conjunto com o Raios-X digital foi implantado o sistema PACS (Picture Archival an Comunication System) que permite uma forma mais prática e ágil de comunicação, arquivamento e distribuição das imagens. Para a instalação dos novos equipamentos, o setor de imagem passou por uma reestruturação. Foram instalados computadores nos postos de enfermagem e consultórios para visualização em tempo real dos médicos em qualquer setor do hospital.

De acordo com o diretor geral do Trauma-CG, médico Geraldo Medeiros, o aparelho traz diversas vantagens tanto para o hospital quanto para os pacientes. Ao fazer o exame, em apenas dez segundos a imagem estará disponível na tela do computador do médico que o atendeu. “O maior ganho é para o paciente que pode contar com um diagnóstico mais rápido e preciso, tornando seu tratamento mais adequado possível”, destacou.

Segundo o diretor, o Hospital terá uma redução de custos significativa, já que não será preciso imprimir os exames. “O novo aparelho irá proporcionar uma economia em torno de 50 mil reais por mês aos cofres públicos”, argumentou Geraldo Medeiros, acrescentando que o equipamento ainda reduz os danos ambientais por não utilizar produtos químicos para sua revelação.

O Centro de Imagens do Hospital de Trauma de Campina Grande, realiza mensalmente cerca de 6 mil exames de Raios-X. De janeiro a abril, foram realizados 23.882 exames de Raio-X.

O Trauma-CG disponibiliza 285 leitos, 340 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas.  O Hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico.

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes de Campina Grande é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba, além de alguns municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. 250 pacientes são atendidos diariamente.

 

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here