Raoni pede criação do Grupo de Ações Táticas Motorizadas da Guarda Municipal em JP

    0

    O vereador Raoni Mendes (PDT) apresentou uma proposta de criação do Grupo de Ações Táticas Motorizadas da Guarda Municipal (GTM). Em seu discurso na sessão ordinária desta quinta-feira (26), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar defendeu o armamento da corporação e citou a Lei Federal 13.022, de 2014, que regulamenta o papel das Guardas Municipais.

    O pedetista citou que há um movimento nacional, organizado e crescente, que tenta ampliar as funções desses profissionais e integrá-los, cada vez mais, às forças policias. “É nesta luta que estou engajado e apresentei uma Indicação à formalização do Grupo de Ação Ambiental da Guarda Municipal (GAAM), que o prefeito vetou sem que obtivéssemos nenhuma resposta da Prefeitura”, relembrou.

    De acordo com o vereador, não existe um ordenamento jurídico arregimentando as atividades que já existem e são executadas pela Guarda Municipal, “e que já estão institucionalizadas nas fardas e ações que esses profissionais efetivam diariamente”, frisou o pedetista.

    “Apresento a proposta de formalização do GTM, pois esses profissionais dão suporte à Polícia, inclusive em motocicletas, porém, essas atividades não são regulamentadas, não têm nenhuma regra. A proposta visa a preencher as lacunas presentes na Guarda Municipal, que acabam na desvalorização dos seus integrantes”, comentou Raoni.

    Na ocasião, Sérgio da SAC (PSL) salientou que a Guarda Municipal tem poder administrativo. E indagou Raoni sobre as funções da corporação no âmbito da proposta apresentada.

    O parlamentar explicou que se baseou na Lei Federal 13.022, de 2014, que regulamenta o Estatuto Geral das Guardas Municipais. “Regulamenta a profissão com poder de Polícia, inclusive com armamento. Inclusive, existe no texto um espaço que trata das ações táticas motorizadas”, destacou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here