Ranking lista Benjamin Maranhão como um dos ‘vira-casacas’ do Planalto

Levantamento publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo revela que dois de cada três dos 299 deputados reeleitos estão menos governistas hoje do que em 2011, primeiro ano da gestão Dilma Rousseff. A Paraíba está representada pelo deputado federal Benjamin Maranhão (SD), que ocupa a 5ª posição.

Ao todo, 16 partidos estão menos fiel ao Palácio do Planalto. Entre os parlamentares que participaram do começo das duas legislaturas, 40 mudaram de lado: votam atualmente mais com a oposição do que com o governo.

Segundo a pesquisa, o grau de governismo desses 299 deputados caiu de 78 pontos para 65, numa escala que vai de 0 a 100. Os números foram apurados pelo Basômetro, ferramenta online do Estadão Dados que mede o governismo de parlamentares, partidos e bancadas estaduais.

Pela escala, se um deputado votar seguindo sempre as orientações do líder do governo, sua taxa de governismo é de 100. Se votar na metade das vezes, seu índice é de 50.

Pesquisa Estadão

Saiba mais
Benjamim Maranhão foi eleito deputado federal pela primeira vem em 2002 pelo PMDB. Em 2006, desistiu de disputar a reeleição por ter seu nome envolvido na Operação Sanguessuga. Na época, foi descoberta uma quadrilha que tinha como objetivo desviar dinheiro público destinado à compra de ambulâncias.

Em 2010, Benjamim Maranhão foi eleito para um novo mandato de deputado federal pelo PMDB. Em 2013, após um desentendimento como seu tio, o senador José Maranhão, ele deixou a legenda peemedebista e assumiu a presidência do SD.

Na campanha do ano passado, Benjamim Maranhão foi reeleito deputado federal.

Clique aqui e leia a matéria completa no site do Estadão.