Ramiro vê melhora no Bota-PB e pede foco da equipe para próximas rodadas da Série C

Uma vitória. Era tudo de que o Botafogo-PB precisava para seguir o trabalho na Série C do Brasileiro com mais tranquilidade. Após bater o Confiança no último domingo – conquistando sua primeira vitória fora de casa na competição -, o Belo se vê agora mais perto do G-4 e mais distante da zona de rebaixamento do Grupo A. Para o técnico Ramiro Souza, um dos pontos positivos do time é a melhora no setor ofensivo. Em contra-partida, o treinador está atento para que os jogadores não se empolguem muito com o bom momento e se mantenham focados nos objetivos traçados.

Foram só dois gols marcados na última partida – João Paulo e Nata balançaram as redes na vitória por 2 a 1 sobre o Confiança. Isso colocou o Belo como dono do quarto melhor ataque do Grupo A – ao lado do América-RN e do próprio Confiança -, com 14 gols. Apenas Fortaleza (19), ASA (16) e Vila Nova (15) marcaram mais vezes. Mas Ramiro já sentiu uma sensível melhora na criação de jogadas – sobretudo no primeiro tempo da partida contra o time sergipano – e, principalmente, nos treinamentos desta semana.

– Melhorou. Não relaxamos neste trabalho forte de finalização. Eu cobro bastante de todos, não só dos atacantes, mas também dos meias e dos laterais, que têm que ir bem ali no fundo e jogar com perfeição para que a gente possa finalizar bem. E eu vou sempre cobrar isso – detalhou o técnico alvinegro.

Sobre as laterais, Ramiro já sabe que não poderá contar com Gustavo, pela direita, na partida da próxima segunda-feira, contra o Cuiabá. O camisa 2 recebeu o terceiro cartão e cumprirá suspensão automática. O técnico ainda não definiu quem será seu substituto, mas a tendência é que o recém-contratado Eduardo Recife faça a sua estreia com a camisa alvinegra.

Na semana que antecede o jogo contra o Cuiabá – mais um fora de casa -, Ramiro tenta conter um possível problema dentro do elenco: a euforia. Após a necessária vitória do último fim de semana, o técnico teme que seus jogadores se empolguem mais do que o prudente e percam o foco. Ainda assim, ele destaca a experiência do grupo e confia que todos saberão lidar bem com o atual momento.

– Eu sempre estou pedindo, conversando com os atletas, para que não tenham euforia. Os atletas são bem conscientes, experientes, que não entram nessa de ser eufórico com vitória nenhuma. Nós temos é que ter o pezinho no chão, mas sabendo que podemos ir a Cuiabá e conseguir um bom resultado – completou.

De fato, uma vitória contra o Cuiabá pode deixar o Belo a um ponto do G-4. Em compensação, em caso de derrota, há a possibilidade de que o Z-4 fique ainda mais perto do que a zona de classificação para a próxima fase.

O Botafogo está na sexta colocação, com 14 pontos, quatro a menos que o ASA, que abre o G-4. O jogo contra o Cuiabá está marcado para as 21h da segunda-feira, na Arena Pantanal, a partir das 20h30.
As informações são do GE/PB