Raimundo Lira defende revitalização do Porto de Cabedelo e construção de terminal pesqueiro

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) voltou a defender a revitalização e modernização do Porto de Cabedelo. Ele lembrou que, atualmente, o porto, que foi fundado em 1908, passa por uma reforma, mas precisa de um projeto mais arrojado. Ele defendeu ainda a construção, nas proximidades do Porto de Cabedelo, de um porto pesqueiro internacional e de um estaleiro para a manutenção da frota internacional que navega pelo Atlântico, além da construção e manutenção de navios pesqueiros. O paraibano propôs a recuperação das instalações atuais para o pleno funcionamento.

“Um investimento relativamente barato para uma obra de tamanha importância social, econômica e política. Portanto, é um investimento perfeitamente viável, mesmo no Brasil em ano de crise como nós estamos atravessando”, disse.

Como empresário e economista, Raimundo Lira considera de fundamental importância que o Porto de Cabedelo seja modernizado. Ele defende que o calado, que hoje é de oito metros, passe para onze ou treze metros de profundidade, o que possibilitará o movimento de grandes navios cargueiros e grandes transatlânticos, que são de fundamental importância para o turismo da Paraíba e do Nordeste.

Recentemente, Lira se reuniu com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, a quem falou da importância do equipamento que, quando estiver em pleno vapor, terá condições de impulsionar a economia da Paraíba. O ministro garantiu empenho para criar as condições necessárias à execução de obras de modernização e ampliação do porto.