Lira defende reestruturação e modernização de aeroportos nordestinos no Senado

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) prometeu empenho no sentido de estruturar e assegurar o desenvolvimento da aviação regional. Ele revelou que uma de suas bandeiras, será trabalhar para reestruturar os aeroportos nordestinos, principalmente, os paraibanos. O senador prometeu trabalhar para modernizar e estruturar os aeroportos do Estado, além de criar novos equipamentos, e outras regiões.

Lira defende quer que o governo estimule o setor aéreo por meio de subsídios às tarifas aeroportuárias e aos custos dos voos. A medida está prevista na MP 656/2014. Segundo o texto, metade dos assentos das aeronaves poderá ser subsidiado, limitados a 60 por voo.

A MP cria o Programa de Desenvolvimento a Aviação Regional e reserva parte do orçamento do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), para subsidiar o setor. Para o senador da Paraíba, esse seria o caminho para aumentar o acesso ao transporte aéreo e integrar regiões isoladas do país, como a Amazônica, por exemplo, que só permite locomoção por meios aquaviários ou aéreos.

Ele lembrou que os recursos do FNAC poderão ser usados para pagar custos relativos às tarifas aeroportuárias e de navegação aérea, assim como parte dos custos de voos nas rotas regionais. Para isso, o governo poderá usar até 30% dos recursos, equivalentes a R$ 1,3 bilhão do estimado para 2015.

Conforme relatou Raimundo Lira,  um dos objetivos do fundo é o investimento em infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil  com a modernizações, construções, reformas e ampliações de novos aeroportos. A Paraíba segundo ele, poderá ser beneficiada com os recursos previstos para serem investidos na rede de aeroportos.

Entre as tarifas aeroportuárias, serão contempladas com o subsídio para estimular a aviação regional as de embarque (repassada diretamente ao passageiro), de pouso, de permanência e de conexão.

“Vamos trabalhar sim, para modernizar e estruturar os aeroportos da Paraíba, além de lutar pela construção de novos equipamentos em outras regiões do Estado” garantiu.