Lira defende reestruturação e modernização de aeroportos nordestinos no Senado

    0

    O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) prometeu empenho no sentido de estruturar e assegurar o desenvolvimento da aviação regional. Ele revelou que uma de suas bandeiras, será trabalhar para reestruturar os aeroportos nordestinos, principalmente, os paraibanos. O senador prometeu trabalhar para modernizar e estruturar os aeroportos do Estado, além de criar novos equipamentos, e outras regiões.

    Lira defende quer que o governo estimule o setor aéreo por meio de subsídios às tarifas aeroportuárias e aos custos dos voos. A medida está prevista na MP 656/2014. Segundo o texto, metade dos assentos das aeronaves poderá ser subsidiado, limitados a 60 por voo.

    A MP cria o Programa de Desenvolvimento a Aviação Regional e reserva parte do orçamento do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), para subsidiar o setor. Para o senador da Paraíba, esse seria o caminho para aumentar o acesso ao transporte aéreo e integrar regiões isoladas do país, como a Amazônica, por exemplo, que só permite locomoção por meios aquaviários ou aéreos.

    Ele lembrou que os recursos do FNAC poderão ser usados para pagar custos relativos às tarifas aeroportuárias e de navegação aérea, assim como parte dos custos de voos nas rotas regionais. Para isso, o governo poderá usar até 30% dos recursos, equivalentes a R$ 1,3 bilhão do estimado para 2015.

    Conforme relatou Raimundo Lira,  um dos objetivos do fundo é o investimento em infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil  com a modernizações, construções, reformas e ampliações de novos aeroportos. A Paraíba segundo ele, poderá ser beneficiada com os recursos previstos para serem investidos na rede de aeroportos.

    Entre as tarifas aeroportuárias, serão contempladas com o subsídio para estimular a aviação regional as de embarque (repassada diretamente ao passageiro), de pouso, de permanência e de conexão.

    “Vamos trabalhar sim, para modernizar e estruturar os aeroportos da Paraíba, além de lutar pela construção de novos equipamentos em outras regiões do Estado” garantiu.

     

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here