No último concerto da temporada do projeto “Quinteto da Paraíba Convida”, o quinteto de cordas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) faz um show neste domingo (17), desta vez com a cantora Mônica Salmaso e participação especial do maestro Nelson Ayres. A apresentação é na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, a partir das 19h (horário local).

Mônica Salmaso é uma cantora paulista, com 11 discos lançados, entre eles o “Noites de Gala, Samba na rua”, que foi indicado para o prêmio de Melhor Álbum de MPB no Grammy Latino de 2007. A artista venceu o 23º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora de MPB pelo álbum “Alma Lírica Brasileira”, lançado em 2011. Ela voltou a conquistar o mesmo prêmio em 2015, com o disco “Corpo de Baile”. Na ocasião, a canção “Sedutora” foi premiada como Melhor Canção de Pop/rock/reggae/hip-hop/funk. O trabalho mais recente da cantora, “Caipira”, foi lançado em agosto deste ano.

O projeto completou um ano em outubro deste ano, começando como um ensaio para um concerto que evoluiu para uma série de apresentações. Entre os artistas que já participaram do “Quinteto da Paraíba Convida”, estão Xangai, Carlos Malta, Nelson Ayres, Toninho Ferragutti, Zeca Baleiro e Duofel.

O Quinteto da Paraíba é residente do Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. O quinteto foi fundado em 1989 e recentemente lançou um documentário com a história do grupo, ex-integrantes e pessoas influentes na jornada do quinteto. O documentário chamado “O Prinspe Alumioso” tem 21 anos de imagens do grupo que retratam boa parte de sua história.

Quinteto da Paraíba (Foto: Helinho Medeiros/Divulgação)