PT e PSB terão cinco dos oito governadores eleitos no encontro da Paraíba

    0

    O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), reunem em João Pessoa, cinco dos oito governadores eleitos do Nordeste no encontro da próxima terça-feira (9). Dos nove governadores do Nordeste eleitos nas eleições deste ano, sete eleitos e dois reeleitos, três são do PT, dois do PSB, um do PCdoB, um do PSD e dois do PMDB, partido que historicamente militou na oposição até o início dos anos 2000.  Um quadro bem mais de esquerda em relação aos governadores eleitos em 2011 na região.

    Na pauta dos oito governadores participantes eles elaborarão a Carta do Nordeste, com propostas para a presidente Dilma Rousseff. O conteúdo do documento vai abordar infraestrutura, logística, desenvolvimento econômico, segurança, saúde, educação, dentre outros temas de interesse comum do Nordeste.

    O Nordeste brasileiro, região discriminada e esquecida pelo governo federal por vários séculos, começou a receber mais atenção a partir de 2003 no primeiro mandato do nordestino nascido em Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, passados 12 anos, é visível o crescimento da região onde vivem pouco mais de 53 milhões de pessoas, embora ainda falte muita coisa para acontecer e reduzir as desigualdades econômicas e sociais. O que se constata é que o Nordeste se tornou nas últimas décadas uma região de um povo politizado e isto tem refletido na eleição de governadores filiados a partidos de esquerda, legendas socialistas.

    Sete  dos governadores desses partidos que comandam ou comandarão o Nordeste de 2015 a 2018, apoiaram a presidente Dilma Rousseff em sua reeleição desde o primeiro turno, com exceção do PSB de Pernambuco que no primeiro turno marchou com Marina Silva e no segundo turno optou por Aécio Neves do PSDB. Já o PSD do Rio Grande do Norte, apoiou Dilma no segundo turno.

    Dos nove governadores eleitos do Nordeste até este sábado (6), apenas o governador reeleito de Sergipe, Jackson Barreto, PMDB, não confirmou participação no Encontro dos Governadores Eleitos do Nordeste, evento idealizado pelo governador Ricardo Coutinho e que acontecerá na terça-feira (9) no Centro de Convenções de João Pessoa a partir das 9 horas, com um pronunciamento de Ricardo. Na reunião o PT terá três governadores; o PSB dois; o PMDB, o PSD e o PCdoB, um governador, cada.

    Confira a lista dos governadores participantes, além do anfitrião Ricardo Coutinho:

    Camilo Santana – governador eleito do Ceará pelo PT

    Robinson Faria, RN – PSD

    Renan Filho – AL – PMDB

    Rui Costa – BA – PT

    Flávio Dino – MA – PCdoB

    Paulo Câmara – PE – PSB

    Wellington Dias – PI – PT

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here