PSOL cobra posição de senadores da PB sobre PL que prevê taxas em universidades

    0

    O ex-presidente estadual do PSOL, Fabiano Galdino, criticou hoje o projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que visa estabelecer ensino público pago para universidades públicas no país. “A iniciativa de projeto de Crivella é perigosa porque abre uma grande porta para a cobrança de mensalidades nas universidades públicas brasileiras”, declarou.

    O projeto, de 2005, foi reapresentado no fim de 2015 e será analisado pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). “Com o pretexto de que apenas as famílias com renda superior a 30 salários mínimos (R$ 26.400, em valores atuais) é que deverão pagar o ensino para seus filhos nas instituições públicas de ensino superior, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) está querendo abrir uma grande porta para a cobrança de mensalidades que vão atingir as classes sociais mais pobres”, ressaltou.

    Na opinião de Fabiano Galdino, a lógica do pensamento de Crivella, que se apoia em censo de 2014 que mostra o crescimento de 20% para 36% de alunos das universidades públicas oriundos das classes A e B, é de que como as universidades públicas estão cheias de estudantes cujas famílias estão economicamente bem, elas devem pagar a anuidade, e progressivamente, mensalidade. ”O projeto de Crivella prevê, inicialmente, a cobrança de anuidade cujo cálculo terá de considerar a média do custo per capita dos alunos matriculados no mesmo curso em universidades privadas. Mas o pensamento do senador se estrutura numa lógica de que universidades públicas são para a elite e, desse modo, se elas começam a pagar alguma taxa para cursar o ensino superior, daí a pouco passa-se a cobrar mini taxas para os estudantes de classes sociais mais baixas e ,assim, a universidade ficará de vez apenas para os filhos de famílias mais ricas”, comentou.

    “O problema é que o senador Crivella parece estar despreocupado com o fato de que o principal problema é a expansão da rede de ensino superior no país e ampliação do acesso para as classes que ainda não têm acesso às universidades públicas brasileiras. Diante da propositura desse projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), vamos aguardar o posicionamento dos senadores da Paraíba”, afirmou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here