Um protesto interdita os dois sentidos da BR-101, em João Pessoa, na manhã desta terça-feira (11). Participam aproximadamente 30 comunidades, entre assentados da Reforma Agrária, associações rurais e cooperativas, acompanhadas pelo MST, CPT e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A interdição acontece no quilômetro 89, no bairro Costa e Silva, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os manifestantes queimaram pneus e ocupam todas as faixas da rodovia desde às 9h. A PRF enviou uma equipe ao local.

Um dos representantes do protesto e da Comissão da Pastoral da Terra, Aguinaldo Lemos, explicou que o movimento é para rechaçar os cortes do Governo Federal no Ministério da Agricultura e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Este programa adquire a produção da agricultura familiar nos municípios paraibanos e são usados para manutenção de serviçõs essenciais, como alimentação de hospitais, da rede de assistência social e escolar, assim como são doados para famílias em situação de vulnerabilidade social pelos municípios.

“Estamos na luta contra os cortes do orçamento neste setor, o que inviabiliza o PAA, para manter a compra deste material na agricultura familiar da Paraíba. Em 2016, o orçamento na Paraíba era de R$ 14 milhões, e para 2017, foi anunciado R$ 2,3 milhões. Isso deixa quase duas mil famílias da agricultura familiar sem acesso ao programa. Para onde vai a produção agora, já que a Conab geria esse programa? Essa atitude vem dentro do pacote de maldades do governo Temer, que vem cortando ano após ano orçamento da agricultura e da reforma agrária. O grupo vai à Conab onde teremos audiência com o superintendente da Conab. A gente acredita sempre na luta. Dessa forma que acreditamos que mandamos um recado pro governo federal e não aceitamos esse corte do governo federal. São milhares de hectares de terra sem produzir como também as famílias que eram recebedoras dessa produção”, justificou.

Protesto interdita dois sentidos da BR 101 nesta terça, em João Pessoa
Carta do movimento sobre o protesto, distribuída durante o protesto.

Protesto interdita dois sentidos da BR 101 nesta terça, em João Pessoa Protesto interdita dois sentidos da BR 101 nesta terça, em João Pessoa Protesto interdita dois sentidos da BR 101 nesta terça, em João Pessoa

Comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here