Projetos beneficiados pelo FIC movimentam vida cultural de municípios paraibanos

    0

    O Governo do Estado, por meio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), selecionou em 2015 cerca de 250 iniciativas. Agora, com o início da execução dos projetos, 63 municípios paraibanos passam a ser beneficiados diretamente com o fomento às artes e à cultura.

    Segundo destacou o secretário-executivo do FIC, Pedro Santos, “o impacto do benefício é ampliado na medida em que estes projetos também beneficiam municípios vizinhos”. É o caso das ações contempladas pelo Edital de Microprojetos de Circulação Artística, no qual grupos e artistas circulam seus espetáculos pelas cidades circunvizinhas.

    Nesta sexta-feira (11), em Belém do Brejo do Cruz, ocorre o último dia da exposição “O povo do sertão: retratos revelados”, do fotógrafo Josieliton Barbosa, que retrata o cotidiano do povo sertanejo a partir do imaginário infantil, do trabalho e da devoção. A exposição está instalada na Escola Municipal Francisco da Cunha, com visitação das 8h30 às 16h.

    Em Lagoa Seca, a opção é conhecer a exposição “Eu S2 PB”, do fotógrafo Wagner Pina, que retrata situações e lugares do cotidiano a partir de um Smartphone. A exposição fica em cartaz até o dia 6 de outubro, no Ponto de Cultura Ypuarana.

    O projeto “Mosaico nipo-andestino-brasileiro: (re)criações musicais de Alice Lumi” compartilha, através de concertos didáticos, experimentos realizados a partir de peculiaridades da música brasileira, japonesa, indiana e latino-americana. Os concertos acontecem nos dias 11, em João Pessoa, na Sala Radegundis Feitosa; e 12, em Cabedelo, no Teatro Santa Catarina, ambos às 20h.

    Em Guarabira, a exposição “Negrargila: a arte que nasce do barro” pode ser conferida até o dia 23 de setembro, na Galeria de Arte Antônio Sobreira. O projeto é realizado pelo artista plástico Sérgio Teófilo e apresenta o trabalho artesanal em cerâmica desenvolvido por artesãos da Comunidade Quilombola da Cruz da Menina, em Dona Inês.

    Também na região do Brejo Paraibano, o projeto “Tecendo uma nova consciência ambiental através das artes” trabalha a formação ambiental nas escolas, através do experimento cênico Gemidos da Terra e recitais de cordéis. Nesta sexta-feira (11), a caravana estará em Belém, na Escola Estadual Márcia Guedes; e segunda (14), em Guarabira, na Escola Estadual Antenor Navarro. As ações acontecem sempre a partir das 9h.

    Na região sertaneja, o projeto ‘Cinema na praça’ exibirá três horas de obras cinematográficas produzidas por realizadores paraibanos. As sessões acontecem nesta sexta (11), em Patos, na Praça Vicente Inácio, bairro José Mariz; e no sábado (12), na cidade de Catingueira, na Praça da Matriz, a partir das 19h.

    Como o próprio nome sugere, o projeto “O repente e a viola circulam na escola” vai ocupar escolas públicas do Sertão com importantes ícones do repente sertanejo. A cantoria será no dia 15, em São José de Piranhas, na Escola Estadual Joaquim Lacerda Leite; e no dia 16, em Monte Horebe, na Escola Estadual Bonifácio Saraiva, ambas às 14h.

    Ainda no Sertão, o projeto “Tem dendê na praça” está circulando nas escolas públicas da cidade de Santa Luzia, apresentando a pluralidade da cultura brasileira através das rodas de capoeira. Nesta sexta (11), o projeto estará na Escola Municipal Aristarco Machado; dia 14, na Escola Municipal Jovino da Nóbrega; dia 17, na Escola Municipal Professor Trindade Verna; e dia 18, na Escola Municipal Maria do Carmo Marinho, sempre a partir das 9h.

    E pra quem gosta de cultura popular, uma boa pedida são as oficinas de literatura de cordel oferecidas pelo projeto “Cantigas de Cordel”. A primeira ação acontece na próxima quarta (16), na Apae de São João do Rio do Peixe; e, na quinta-feira (17), na Fundação Zé de Moura, em Poço de José de Moura. As inscrições podem ser feitas nos locais.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here