Projeto Outubro Vermelho leva recital de poesia e pocket-shows ao Espaço Cultural

    0

    A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe o projeto Outubro Vermelho (no subterrâneo da liberdade) a partir desta terça-feira (20). O evento traz a exibição de filmes documentários, recital de poesia e pocket-shows a partir das 18h30, no subsolo do Teatro de Arena Leonardo Nóbrega, no Espaço Cultural José Lins do Rego. Outras duas atividades acontecem dentro do projeto na sexta-feira (23) e terça-feira (27), sempre no mesmo horário. O evento é organizado pelo músico e produtor cultural Pedro Osmar, coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Musical Maestro José Siqueira. A entrada é gratuita.

    Na primeira noite, a programação traz o filme “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler que discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja no terceiro mundo, seja nas comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926–2001), gravada quatro meses antes de sua morte. Após a exibição, o espaço é aberto ao recital de poesia com Pedro Osmar e pocket-shows com ele e Milton Dornelas.

    A sessão de sexta-feira (23) traz o filme “O Longo Amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado”, dirigido por José Mariani. A produção traz uma análise das ideias do economista Celso Furtado e de sua participação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 40. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época, é formado um panorama da história recente do Brasil. Após a sessão, haverá recital e pocket-shows livres para participação do público.

    Na terça-feira (27), será exibido um documentário sobre Paulo Freire, que integra a coleção Grandes Educadores, da editora Branca. O filme traz no elenco Ângela Antunes e Moacir Gadotti. A produção mostra a biografia de Paulo Freire, considerado mundialmente um dos maiores educadores do século XX, por uma ousadia até hoje muito pouco praticada: colocar o oprimido como sujeito da sua aprendizagem e da transformação da sua realidade. Após a exibição, o espaço é aberto ao recital livre de poesia e pocket-shows.

    Serviço

    Outubro Vermelho (no subterrâneo da liberdade)

    Atrações: Exibições de documentários, recital de poesia e pocket-shows

    Data: 20, 23 e 27 de outubro

    Hora: 18h30

    Local: Subsolo do Teatro de Arena Leonardo Nóbrega, no Espaço Cultural José Lins do Rego

    20/10 (Terça-feira) – Filme: “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”, direção de Sílvio Tendler

    23/10 (Sexta-feira) – Filme “O Longo Amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado”, direção José Mariani.

    27/10 (Terça-feira) – Biografia de Paulo Freire, da coleção Grandes Educadores, editora Branca.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here