Projeto exibe filmes que abordam temas do programa do Enem em CG

    0

    Abordar política, história e filosofia usando o cinema como instrumento facilitador da aprendizagem. Foi pensando dessa forma que a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio do Cine-Teatro São José, fechou parceria com o projeto Vento Nordeste para realização do “Cine Enem”, especialmente voltado para alunos de escolas públicas de Campina Grande. Semanalmente serão exibidos filmes que possam interligar diferentes temas possibilitando a apreensão de conteúdo utilizando uma abordagem cinematográfica. A estreia será na terça-feira (9), com o filme “Bom Dia, Vietnã” (EUA, 1987). A entrada é gratuita.

    As sessões gratuitas serão às terças-feiras, às 19h. O projeto se estenderá até 30 de outubro, com exibições na Sala Limite do Cine Teatro São José. Os estudantes interessados devem chegar cedo para adquirir sua pulseira de acesso gratuito limitado na bilheteria do Cine Teatro São José.

    Após a exibição de cada filme, será feita uma contextualização do tema exibido com professores, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino, alinhando o assunto com possíveis questões que possam constar nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

    Sinopse do filme “Bom Dia Vietnã” – Saigon, 1965. Adrian Cronauer (Robin Williams) vai para o sudeste da Ásia para trabalhar como DJ na Rádio Saigon, operada pelo governo americano. Em contraste com os tediosos locutores que o precederam, Cronauer é bem dinâmico e inicia sempre as transmissões com um sonoro e vibrante “Bom Dia, Vietnã!”, tocando músicas que não tinham sido aprovadas por seus bitolados superiores. As piadas que conta durante o programa provocam a indignação de Steven Hauk (Bruno Kirby), seu superior imediato, que tenta sabotá-lo.

    Cine Enem – O projeto é uma iniciativa idealizada pela ação cultural Vento Nordeste e o Cine Teatro São José, com o intuito de unir arte e educação como forma de auxiliar estudantes da rede estadual de ensino no exame do Enem 2015. Para isso, serão exibidos filmes que possam interligar temas históricos, políticos, filosóficos e outros temas afins, possibilitando a apreensão do conteúdo através de uma abordagem cinematográfica.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here