Projeto concluído: saiba como vai ficar o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

    0
    Projeto concluído: saiba como vai ficar o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha
    Leto entrega projeto a Fabiano Lucena

    O prefeito Leto Viana entregou ao secretário executivo estadual de Meio Ambiente, Fabiano Lucena, o projeto arquitetônico da sede terrestre do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, assinado pela Secretaria Municipal de Habitação. A construção do Parque ficará a cargo do Governo do Estado, em parceria com uma empresa privada, através de compensação ambiental).

    A Prefeitura ainda ficou responsável pela cessão de área pública localizada na praia do Poço – nas imediações do antigo Bar do Marcão -, destinada para a construção do empreendimento.

    O projeto atende às exigências de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e pela Sudema junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o objetivo de oferecer aos estudantes, turistas e demais visitantes do Parque Marinho, educação ambiental, orientação, conforto e segurança, bem como, estabelecer normas para a proteção ambiental do importante ponto turístico.

    “Areia Vermelha é um dos principais pontos turísticos e de lazer da Paraíba e requer uma visão administrativa de futuro. Assim, é justo que compartilhemos ações que contribuam para a adequada utilização da área, de forma sustentável”, destacou Leto Viana.

    Projeto concluído: saiba como vai ficar o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

    De acordo com secretário Fabiano Lucena, o processo para a construção da sede terrestre do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha está em fase de formalização da cessão do uso da área junto ao município e ao Patrimônio da União. O secretário ainda destacou a celeridade e eficiência da Prefeitura de Cabedelo, e ressaltou a importância da implantação da educação ambiental naquele local.

    “Fui surpreendido positivamente com a apresentação desse projeto. Compreendemos que Cabedelo é extremamente importante para o turismo e para a economia do Estado. O secretário Walber Farias (Meio Ambiente) é um dos mais atuantes da Paraíba, e o prefeito Leto tem demonstrado toda atenção com as questões ambientais”, disse Lucena.

    “Reconhecemos que ainda falta muita estrutura e informação para que Areia Vermelha seja, de fato, uma unidade de conservação. E essa sede será de fundamental importância para essa conscientização. Precisamos mudar a relação e o comportamento das pessoas para com o parque”, acrescentou o secretário.

    Projeto concluído: saiba como vai ficar o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

    O Parque

    No local previsto para a sede, funcionará a administração do Parque, incluindo a guarda de materiais e equipamentos utilizados no manejo da área. O projeto prevê, ainda, a construção de uma mureta de contenção do mar, passeio público, ciclovia, sala de exposição, museu vivo, banheiros e boxes de informação ao turista, além de urbanização e paisagismo da área.

    Com base em sugestões dos participantes, na sede poderão funcionar postos de saúde e policial. Próximo ao local, já existem bares e restaurantes, uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma capela religiosa e ponto de ônibus.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here