Projeto ‘Cinema na Cozinha’ começa nesta terça-feira em cozinhas comunitárias de JP

    0

    Começa nesta terça-feira (6), com direito a pipoca, algodão doce e brincadeiras, o projeto ‘Cinema na Cozinha’, que vai visitar as cinco Cozinhas Comunitárias mantidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A ação é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a coordenação Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc/PB).

    No primeiro dia serão exibidas as produções ‘O homem que botava ovo’, ‘Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água’ e ‘Para Chegar até a Lua’, a partir das 14h na Cozinha Comunitária do Conjunto Gervásio Maia, localizada na Rua Projetada, s/n, lote 201, quadra 142.

    Lúcia Silva, diretora de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), ressalta a importância da ação como uma atividade de inclusão sociocultural das crianças, adolescentes e jovens das comunidades onde as cozinhas estão inseridas.

    “Essa ação é uma demanda da comunidade dentro da Conferência da Segurança Alimentar, ocorrida no início deste ano. Na ocasião foi reforçada a discussão em se qualificar o espaço das cozinhas como um espaço também de lazer e cultura”, destacou.

    A parceria com o Sesc envolve a exibição de filmes uma vez por mês até o final do ano, seguindo um calendário organizado pela Dessan.

    O coordenador de Cultura do Sesc/PB, Chico Noronha, afirmou que a entidade vem cumprindo um roteiro de exibições seguidas de debates, o que contempla públicos de vários perfis sociais. “Estamos realizando sistematicamente ações culturais em praças que contam com anfiteatros, estações de trens, escolas, associações de moradores, ONGs, etc. Agora chegou a vez das cozinhas que atendem bairros populosos da nossa capital”, comenta.

    Dia das Crianças – Aproveitando a semana alusiva à criança, a organização deliberou por transformar a exibição do projeto numa festa bem comemorativa, uma confraternização, com a distribuição de guloseimas, realização de brincadeiras e muita alegria com a meninada. “Será um momento muito especial”, prevê Lúcia.

    Confira os dias de exibição dos filmes e os endereços das Cozinhas:

    Terça (6) – Cozinha do Gervásio Maia – Rua Projetada, s/n;
    Quarta (7) – Cozinha Bela Vista – Rua Benedito Bento da Silva s/n (Cristo Redentor);
    Quinta(8) – Cozinha do Novaes – Rua Santo Amaro, s/n (Bairro dos Novaes);
    Sexta (9) – Cozinha da Comunidade do Taipa – Rua Lorenço de Sousa, s/n;
    Sábado (10) – Comunidade do Timbó – Rua Seleida A. Ferreira, s/n (Bancários)

    Programação dos filmes:

    Terça (06/10)
     Filme: O homem que botava ovo
    Duração: 13 min.
    Sinopse: O sapateiro Bonifácio e sua mulher, Suely, moram em uma cidadezinha do interior mineiro. Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos. Bonifácio acha isso um desaforo, mas acaba aceitando a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver
     Filme: Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água (Animação)
    Duração: 11 min
    Sinopse: Calango lengo, nordestino, tem que cumprir seu destino sem ter o que pôr no prato. Na seca não há outra sorte: viver fugindo da morte como foge o rato do gato.
     Filme: Para Chegar até a Lua (Animação)
    Duração: 10 min
    Sinopse: Jaime, uma mosca-das-frutas, nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentindo à existência.

     

    Quarta (07/10)
     Filme: Minhocas (Animação)
    Duração: 20 min
    Sinopse: Nesta família de minhocas, Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?
     Filme: Um vestido para Lia
    Duração: 14 min.
    Sinopse: No dia da festa da Padroeira, Lia, que é filha de uma costureira, insiste em ter um vestido novo.
     Filme: Por Que o Canguru Salta em Duas Patas? (Animação)
    Duração: 11 min.
    Sinopse: Baseado em uma lenda aborígine australiana, as crianças vão saber porque o canguru salta em duas patas, além de aprender que ele se chama Bora e de conhecer canções, os instrumentos e a pintura corporal usada por esse povo.

     

    Quinta (08/10)
      Filme: As Fadas Da Areia
    Duração: 16 min
    Sinopse: Uma menina procura por fadas da areia durante uma semana de férias na praia. Quando o seu sonho se realiza, ela precisará tomar uma difícil decisão.
     Filme: Josué e o Pé de Macaxeira
    Duração: 12 min.
    Sinopse: Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.
     Filme: Vai Dar Samba (Animação)
    Duração: 11 min.
    Sinopse: Cinco Crianças se reúnem secretamente em uma loja mágica de instrumentos musicais para brincar de fazer música. Uma aventura que “vai da samba”!

     

    Sexta (08/10)
      Filme: Procura-se
    Duração: 15 min
    Sinopse: Camile fará de tudo para encontrar seu cachorro perdido. O que ela não sabe é que essa será a maior aventura de sua vida.
      Filme: Albertinho (Animação)
    Sinopse: A história de um menino que sonha em voar. Homenagem a Alberto Santos Dumont e ao centenário do voo de 14 Bis.
      Filme: Contatos Siderais Antes do Colegial
    Duração: 15 min.
    Sinopse: Lorota e seus amigos acampam no parque da cidade. Ele diz que pode fazer contato com extraterrestres e, escondido, coloca sua máscara de E.T. Enquanto isso, um alienígena de verdade aparece e a confusão começa.

     

    Sábado (09/10)
      Filme: Garoto Barba
    Duração: 14 min
    Sinopse: Fábula sobre uma criança que tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado. Ele terá que lutar para ser aceito.
      Filme: Josué e o Pé de Macaxeira
    Duração: 12 min.
    Sinopse: Ao trocar seu burro por uma “macaxeira mágica”, Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.
    Filme: Para Chegar até a Lua (Animação)
    Duração: 10 min
    Sinopse: Jaime, uma mosca-das-frutas, nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentindo à existência

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here