Projeto “Cinema de Arte” começa nesta quinta-feira no Cinépolis João Pessoa

    0

    Uma reivindicação dos cinéfilos paraibanos, ao que tudo indica, é atendida a partir de hoje, com o início do projeto Cinema de Arte. Embora o Cinespaço do Mag Shopping já apresente alguns filmes que fogem da regra do circuito comercial, o Cinépolis do Manaíra Shopping passa a oferecer uma programação dedicada a produções que não são exatamente um sucesso de bilheteria, mas que prezam pelo primor na sua elaboração.

    Nesta semana inaugural, será exibida a mostra Expectativa 2015, com sete filmes: Para Sempre Alice, de Richard Glatzer e Wash Westmoreland (Oscar de Melhor Atriz para Julianne Moore), hoje; Mapa para as Estrelas, de David Cronenberg, amanhã; Senhor Kaplan, de Alvaro Brechner, no sábado, A Família Bélier, de Eric Lartigau, no domingo; 118 Dias, de Jon Stewart, na segunda; O Segredo das Águas, de Naomi Kawase, na terça, e o brasileiro Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas, na quarta. Durante a semana, a Sala 4 reserva o horário das 19h30. Aos sábados e domingos, é a Sala 10 quem recebe o Cinema de Arte, sempre às 12h.

    O curador do projeto é o crítico de cinema e jornalista cearense Pedro Martins Freire, que comanda a programação desde 1981. Criado em Fortaleza, no Ceará, há 52 anos pelas mãos do cineclubista Darcy Costa e por Luiz Severiano Ribeiro, fundador da rede de cinemas Severiano Ribeiro, o objetivo desde o início foi trazer produções que raramente teriam a chance de serem exibidos em salas de cinema da região.

    “A prioridade são filmes de arte moldados na qualidade, obras premiadas em festivais do mundo inteiro e estreias nacionais”, comenta Pedro Martins Freire, lembrando que o Brasil produz, atualmente, cerca de 150 filmes, sendo que nem um quarto deles chega ao circuito comercial. A proposta chega, além de João Pessoa, à rede Cinépolis de Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.

    No mês passado, a direção do grupo Cinépolis decidiu abraçar o projeto, que encontrava dificuldades para se manter, e expandi-lo a nível nacional. “A ideia é que comecemos com essas cinco cidades, para então chegar àquelas que o Cinépolis atua”, comenta o curador do Cinema de Arte.

    Depois dessa semana de estreia, o projeto funcionará da seguinte maneira: a cada quinta, quatro dos sete filmes iniciais estreia em circuito comercial e, caso ele seja bem-sucedido em bilheteria, ele permanece em cartaz em outros horários, enquanto outra estreia acontece no horário diferenciado. Para Sempre Alice – que, por sinal, está em pré-estreia em outra sala –, entra oficialmente em cartaz no dia 12 de março.

    Nas quintas-feiras subsequentes, é a vez de Sr. Kaplan, A Família Bélier e 118 Dias. “A permanência desses filmes em uma segunda semana de cartaz e do projeto em si vai depender do comparecimento do público. Vamos estabelecer algumas metas para determinar a segunda semana, obviamente menores que as de uma sala comercial convencional”, informa o crítico de cinema.

    Caso João Pessoa demonstre ter demanda suficiente para a manutenção do projeto, Pedro adianta que já tem outras ações em mente para desenvolver. Atualmente, em Fortaleza, o Cinema de Arte traz uma sessão especial, aos sábados de manhã, voltada para o público infantojuvenil, com alunos de escolas da capital cearense.

    “Para mim, o cinema sempre foi, desde o início, uma ferramenta de educação e cultura, nunca consegui dissociar isso”, afirma. Ele enxerga o apoio do Cinépolis como um marco importante para o cinema na região. “É uma grande operadora que está viabilizando a expansão de um projeto que quer quebrar paradigmas no que diz respeito à cadeira de distribuição de filmes no país”, pontua o curador.

    Com informações de André Luiz Maia – Jornal Correio da Paraiba

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here