Programação da Mostra Internacional de Teatro começa nesta terça; veja atrações

    0

    Campina Grande estreia no circuito da Mostra Internacional de Teatro nesta terça (6), recebendo a performance “A Erudita”, solo da mineira Priscilla Cler encenado às 20h, no Sesc Centro de Campina Grande (Rua Giló Guedes, 650). O espetáculo traduz um drama vivido pela atriz e cantora, que tem de lidar com as pressões impostas pela música quando a incapacidade de se mover enquanto canta a atinge.

    Na Capital, dois espetáculos tomam o Teatro Sesi (Rua Rodrigues Cheves), no Centro, e o Paulo Pontes, no Espaço Cultural. Às 18h, a companhia Teatro Kamikaze, do Recife, encena “Sebastiana e Severina”. Nova montagem do diretor pernambucano Cláudio Lira, tem como tema central a amizade, construída a partir dos desencontros de duas rendeiras solteironas que buscam conquistar o príncipe encantado, simbolizada pela chegada de um forasteiro à cidadezinha onde moram.

    Já o Paulo Pontes recebe, às 21h, “Cachorros Dançantes”, do ator, diretor e dramaturgo carioca Norberto Presta. A peça é baseada no seu conto homônimo, que pretende confrontar o público com questionamentos sobre preconceito e alteridade.

    Oficinas e seminários – Dia de programação das mais efervescentes, a MIT abre a terça-feira (6) com uma atividade de formação às 9h, no Espaço Cultural. Na Sala 2, o grupo peruano Sandra Castro Pinedo comanda a oficina “Ritmos Afroperuanos e Treinamento do Ator”. O workshop dura três horas e é aberto a 20 participantes.

    A companhia baseia a sua metodologia no estudo da antropologia teatral, pulso e acento musical na composição cênica e desenvolvimento de habilidades rítmico-expressivas. Os que desejarem obter certificado, devem enviar um e-mail para [email protected].

    Discussão sempre acalorada, “Arte x Mercado” será tema de debate, às 14h, no Auditório da Funesc, entre o crítico teatral Alexandre Mate, o representante da Funarte na Paraíba, Milton Dornelas, e o coordenador-geral da MIT, Luciano Santiago. A programação integra o segundo dia do Seminário Internacional de Artes Cênicas (Siac). Destaque da mostra, o Siac se propõe a abrir o debate em torno dos desafios e saídas por que passa o teatro brasileiro hoje, contando com a participação de artistas, pesquisadores, críticos, escritores e representantes de órgãos do governo para a cultura.

    A MIT – Patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Mostra Internacional de Teatro – Paraíba Encena percorre as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras com dezenas de grupos de teatro, além de shows e performances artísticas.

    O público também pode participar de oficinas, palestras e debates que ocorrem em paralelo, além de frequentar feira de livros, exposições e saraus. Trata-se da maior mostra de artes integradas da Paraíba, cujas apresentações e atividades de formação são gratuitas.

    A programação está disponível no site www.mitpb.com.br, onde é possível também encontrar informações sobre os convidados, as atividades previstas, as sinopses e fotos dos espetáculos.

    Programação:

    Terça-feira (6):

    João Pessoa:

    9h às 12h / Oficina “Ritmos Afroperuanos e o Treinamento do Ator”

    Com o Grupo Sandra Castro Pinedo (Peru)

    Sinopse: A oficina oferece aos participantes o desenvolvimento de habilidades rítmico-expressivas para serem aplicadas na composição cênica. Partindo dos princípios de treinamento tomados da antropologia teatral, trabalham-se, a partir dos ritmos afroperuanos, pulso, acento musical, segmentação corporal, impulso do ator e composição cênica.

    Duração: três horas
    Número de participantes: 20

    Local: Sala 2 da Funesc

    I Seminário Internacional de Artes Cênicas (SiacPB):

    14h / “Arte x Mercado”

    Esta mesa se propõe a debater as condições das produções culturais feitas no Brasil, diante de um mercado concorrido para poucos programas, leis, patrocínios e fomentos que atendam às demandas artísticas. É um momento de refletir e questionar sobre alguns paradigmas que cercam o tema.

    Participantes: Alexandre Mate (crítico MITpb), Milton Dornelas (Funarte-PB), Luciano Santiago (curador MITpb)
    Local: Auditório da Funesc

     

    Programação de espetáculos:


    “Sebastiana e Severina”
    Teatro Kamikaze (PE)

    Horário: 18h

    Local: Teatro Sesi (Rua Rodrigues Chaves, Centro)

    Sinopse:

    Baseada no livro homônimo do pernambucano André Neves, a peça, vencedora do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, relata a história das rendeiras Sebastiana e Severina que, apesar de não possuírem mais o frescor da juventude, ainda acalentam o sonho de casar com um príncipe encantado. A chegada do forasteiro Chico à cidade de Umbuzeiro (PB) desperta logo o seu interesse.

     

     

    “Cachorros Dançantes”

    Por Norberto Presta (RJ)

    Horário: 21h

    Local: Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural)

    Sinopse:

    Utilizando a interface entre dança, teatro, música, literatura e audiovisual, “Cachorros Dançantes” pretende confrontar o público – de modo poético – com a capacidade de recriar a realidade. Partindo do relato das peripécias de um morador de rua, o espetáculo questiona as noções de preconceito e da aceitação do outro, tema recorrente da produção artística de Presta.

    Campina Grande:

    “A Erudita”
    Priscilla Cler (MG)

    Horário: 20h

    Local: Sesc Centro (Rua Giló Guedes, 650)

    Sinopse:

    Uma soprano, uma pianista e uma pitada de ironia. A Erudita é uma cantora lírica que tenta se libertar das duras tradições da música erudita ao deparar com a impossibilidade de se movimentar enquanto canta. Cantando, a soprano descobre as mais diversas possibilidades de interpretação de sete canções de compositores de diferentes estilos (entre Mozart, Debussy e Piazolla), relacionado-se com o espaço, com a pianista e com a plateia.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here