Programa “Cata-Treco’ da Emlur recolhe 50 toneladas de materiais em João Pessoa

    0

    Cerca de 50 toneladas de materiais foram recolhidas pela equipe do ‘Cata Treco’ da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) no período de janeiro a maio deste ano. O serviço disponibilizado à população da Capital, gratuitamente, é muito solicitado pelos moradores, no entanto, ainda tem muitos que insistem em descartar móveis em locais inadequados. A equipe recolhe móveis e utensílios domésticos em desuso.

    O chefe do setor de Coleta Seletiva da Emlur, Gilberto Félix, falou sobre a operação. “Disponibilizamos o número do telefone do ‘Alô Limpinho’ onde os pedidos são registrados e protocolados. A partir daí, seguem para a equipe de coleta que, dentro de 48 horas, executa o trabalho de recolhimento”, explicou.

    Em média nove demandas são registradas pelo setor por mês, que chegam através do “Alô Limpinho” e avulsas. Dessas 50 toneladas recolhidas, cerca de 50% é fruto de descartes irregulares, retiradas de calçadas, canteiros, terrenos, leito de rios, reservas ambientais, encostas, canais, praças e campinhos de futebol.

    “É comum vermos em vários pontos da cidade móveis ou objetos de grande porte descartados irregularmente. Antes de adotar essa prática, é preciso que cada um se questione sobre a sua responsabilidade cidadã na limpeza da cidade, na saúde pública e na preservação do meio ambiente”, ressaltou o superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani.

    A equipe do ‘Cata Treco’, formada por dois agentes de limpeza e um motorista, atende diariamente às demandas da população, evitando o descarte dos materiais volumosos nas vias públicas. Depois de recolhidos, passam pelo processo de triagem e, nesta etapa, são selecionados e os que têm condições de ser reaproveitados são destinados a um dos cinco núcleos de coleta seletiva do município.

    O pedreiro Ronaldo Gomes, acionou o Cata-Treco, após ver matéria em um programa de TV, para dispensar móveis em desuso, um sofá, uma cama e um armário. Já o aposentado Luiz Juvino da Silva, utilizou o serviço da Emlur pela terceira vez. Na sua residência a equipe do Cata-Treco recolheu vários aparelhos de TVs, que já não serviam mais na sua oficina eletrônica. “O serviço é útil e rápido. Evita que as pessoas joguem os móveis na rua ou em terrenos baldios”, observou.

    ‘Alô Limpinho’ – A população pode acessar os serviços do ‘Cata Treco’ pelos telefones de números 0800 083 2425 ou 3214-7628.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here