Procon-JP orienta consumidores sobre aquisição da garantia estendida na compra de produtos

É cada vez mais comum os vendedores de lojas e estabelecimentos comerciais oferecerem ao consumidor uma modalidade de seguro chamada garantia estendida. Mas essa prática já está entre as denuncias mais recorrentes recebidas pelo Procon-JP, principalmente nos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O órgão orienta os consumidores da Capital sobre alguns cuidados que devem adotar na hora de realizar uma compra.

De acordo com Helton René, secretário do Procon-JP, é muito importante que o consumidor tenha todas as informações sobre esse tema para avaliar com segurança se sua contratação é ou não um bom negócio. Ele explica que a garantia estendida é um tipo de seguro e que tem por finalidade complementar a garantia do produto ou estendê-la, não sendo obrigatório a sua aquisição no momento da compra.

“No calor da compra de um produto é muito comum o consumidor ficar empolgado e aceitar a garantia estendida sem analisar direito, e isso se caracteriza como venda casada. Ele pode levar a compra pra casa, analisar a proposta e decidir com segurança a aquisição ou não da garantia estendida”, explicou.

Ainda segundo Helton René o consumidor deve se atentar ao prazo de efeito do seguro, que só deverá contar depois que a garantia contratual se extinguir. O início da contagem do prazo para reivindicação começa no mesmo dia da aquisição do produto ou do serviço pelo consumidor.

Já a garantia contratual é dada por escrito pelo próprio fornecedor, é o denominado termo de garantia, e deve ser entregue ao consumidor no momento da compra.