Primeira plenária temática das Mulheres do OD é realizada em Conde

0

Na noite deste sábado (25), aconteceu à primeira Plenária Temática das Mulheres pelo Orçamento Democrático. O evento faz parte das comemorações ao mês da mulher e das ações do programa “Março da Cidadania”, criado pela Coordenadoria de Mulheres, em parceria com outras Coordenadorias e Secretarias da gestão. A Plenária reuniu mulheres de todas as comunidades que configuram as 04 regiões do OD, foi realizada no Núcleo de Cultura de Conde e contou com a presença da Prefeita Márcia Lucena, Secretários e Coordenadores da Gestão.

A Prefeita Márcia Lucena fez a abertura oficial do evento e falou sobre a importância deste novo canal que é o Orçamento Democrático para a população. “Nesta plenária temática, vamos tratar desta consciência que vai ser implantada cada vez mais, que é a participação da mulher nos espaço de poder, nos espaços de gestão, nos espaços da vida de uma forma geral”, disse.

De acordo com Jaciara Maciel, Coordenadora de Mulheres de Conde, “este é um momento novo no município, a realização desta audiência temática vai dar autonomia e o protagonismo para elas decidirem quais as demandas mais urgentes e necessárias, promovendo um espaço de discussão e dando voz as mulheres do município”.

Para a realização desta Plenária Temática, a Prefeitura de Conde disponibilizou ônibus, para que as mulheres das comunidades mais distantes pudessem comparecer e participar desta plenária dedicada especialmente a elas. A Coordenadora do Orçamento Democrático Municipal, Joana D’arck Ribeiro, afirmou que “a participação das mulheres neste primeiro momento do OD em Conde, foi de extrema importância. Ouvir as necessidades de cada uma, construir uma política pública voltada para elas, isso tudo é muito gratificante e faz parte da metodologia de trabalho do Orçamento Democrático”, disse.

Após a apresentação da mesa e definição do trabalho realizado pelo Orçamento Democrático, as mulheres foram divididas em grupos, onde entre si, elas puderam determinar o que seriam prioridades essenciais que pudessem oferecer as mulheres de Conde, uma melhor qualidade de vida. A professora Terezinha Gerônimo, vê com entusiasmo esse espaço para discussão das mulheres. “Esta é uma oportunidade única pra nós mulheres daqui do Conde, sejam elas, professoras, agriculturas, garis, enfermeiras, todas as profissões temos no município e a mulher participa. A mulher sofre para conquistar seu espaço, mas ela mostra que é capaz, temos uma prefeita gestora, mulher, professora e isso nos traz expectativa para que o nosso município realmente desenvolva. Este espaço para nós mulheres de Conde é único e vai ficar guardado na mente de muitas dessas lutadoras que nossa cidade tem”, afirmou.

O Orçamento Democrático é uma ferramenta criada para dar a oportunidade de interação entre o governo municipal e a população. Nas plenárias, os cidadãos discutem diretamente com a Prefeita, Secretários e Coordenadores, podendo assim, determinar as demandas que sejam de extrema necessidade para a melhoria da qualidade de vida das pessoas no município.

A primeira audiência pública do Orçamento Democrático será realizada no próximo dia 10 de abril, às 19h na Comunidade Pousada.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here