Prefeitura retira dez toneladas de lixo das galerias pluviais por dia em JP

    0

    Todos os dias, as equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) retiram cerca de dez toneladas de lixo das galerias de drenagem de águas das chuvas. A falta de conscientização da população, que joga lixo nestas galerias, traz consequências danosas a todos. A obstrução das galerias, que dificulta o escoamento das águas pluviais, causando alagamento, é a principal delas. A Seinfra conta com um serviço de limpeza de galerias de águas das chuvas que segue uma programação diária em todos os bairros da cidade.

    Quem joga um papel no chão, plástico, garrafas pet ou se utiliza da janela do carro como lixeira está contribuindo para o problema. É que o lixo jogado nas ruas e calçadas, com as enxurradas, acaba sendo carregado para os bueiros, caindo nas galerias, causando o entupimento e evitando o escoamento das águas pluviais. O resultado dessa ação é sempre o mesmo: o entupimento das galerias e o alagamento do local, causando transtorno para pedestres e motoristas.

    No meio do material recolhido pelas equipes da Seinfra estão sacolas plásticas, descartáveis, latas, sandálias, terra, isopor e garrafas de vidro e de plástico. Sem o descarte correto dos lixos, esses dejetos se transformam no principal causador dos principais problemas nos dias chuvosos: o caos provocado pelos alagamentos.

    Embora a Seinfra tenha trabalhado constantemente para manter bueiros e galerias limpas, o secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade, lembra que a população também pode ajudar. Segundo ele, além das ações preventivas que a PMJP realiza diariamente, é preciso que a população faça também a sua parte, descartando de forma correta o lixo.

    Os serviços de manutenção e conservação de galerias incluem a recuperação, limpeza com retirada de entulho e lançamentos, escovação e colocação de tampa e de grelha. Os serviços seguem uma programação diária, definida pela Diretoria de Manutenção e Conservação da Seinfra. O serviço pode ser solicitado pela população por meio do telefone 0800.031.1530.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here