Prefeitura recolhe mais de 19 mil pneus em ação de combater a dengue

    0

    Em um mês, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa recolheu mais de 19 mil pneus em borracharias e terrenos baldios dos bairros de João Pessoa. A coleta acontece a cada trinta dias com o objetivo de combater os focos de reprodução do mosquito da dengue. Os pneus são encaminhados para uma cimenteira, onde o material é reaproveitado como fonte energética.

    Além do recolhimento do material, o Cvaz alerta a população para os cuidados e prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue e da chikungunya, durante o período de chuvas no verão.

    O gerente da Cvaz, Nilton Guedes destacou alguns cuidados que as pessoas devem ter em suas próprias residências para evitar o acúmulo de água parada, o que favorece a reprodução do mosquito. “Os principais locais a serem observados são as calhas, devido às folhas que se acumulam; além dos quintais, por conta dos materiais descartáveis, plásticos e outros objetos que possam acumular água”, explicou.

    Nilton ressalta a importância da participação popular no processo de prevenção. “Estamos num período propício para a reprodução do Aedes aegypti, pois a partir do momento em que aumenta a temperatura e a concentração de água, as fêmeas ficam mais ativas para a reprodução. O foco surge rapidamente e por isso é importante a participação cidadã para que tenhamos sucesso”, afirmou.

    As equipes de Vigilância Ambiental e Zoonoses seguem com o trabalho de controle químico e a retirada dos focos do mosquito em todos os bairros da Capital. “Estamos atentos aos locais mapeados como pontos estratégicos, a exemplo dos cemitérios, sucatas e borracharias”, disse.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here