Prefeitura realiza hoje ‘Dia D’ para segunda dose da vacina contra HPV

    0

    A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (13), o ‘Dia D’ de Imunização contra o HPV. Mais de 17 mil meninas na faixa etária de 11 a 13 anos devem receber, neste mês de setembro, a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), na Capital. Confira no link os locais de vacinação da campanha:http://goo.gl/YWEknF
     
    A imunização total contra o vírus é feita em três doses. A primeira etapa da campanha foi realizada, entre os dias 9 de março e 4 de abril. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira, enquanto a terceira deverá ser aplicada após cinco anos.

    O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero e a vacinação é uma das formas mais efetivas de evitar que as meninas e adolescentes contraiam a doença.

    As meninas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina deverão procurar uma das 39 USFs de referência ou o Centro Municipal de Imunização, munida com o cartão de vacinação, para dar início ao esquema vacinal.

    Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]