Prefeitura realiza ‘Dia D’ de vacinação e campanha continua até 28 de novembro

    0

    Em clima de festa e brincadeiras, a Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza neste sábado (8) o ‘Dia D’ de mobilização contra o sarampo e a paralisia infantil. A atividade continua até as 17h em todas as unidades de saúde da família (USF) da Capital.

    O ‘Dia D’ marca a abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que segue até o dia 28 de novembro. Mas desde o dia 3 deste mês as crianças já estão sendo imunizadas contra sarampo, rubéola e caxumba, através da tríplice viral, e também contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil.

    A solenidade de abertura campanha na Paraíba e no município aconteceu na manhã deste sábado na USF São José, em Manaíra. Para a secretária municipal de Saúde, Mônica Rocha, o principal ponto da mobilização é avançar no cuidado e na prevenção. “Convido a todos os pais e mães a trazerem seus filhos para darmos continuidade ao nosso trabalho de prevenção dessas doenças que já foram erradicadas aqui no município”, afirmou.

    Durante o evento, secretário estadual de Saúde, Waldson Souza, destacou o esforço do Ministério da Saúde para que todo o País consiga atingir a meta de vacinação. “É importante mobilizar toda a sociedade para erradicar essas patologias na Paraíba e em todo o Brasil. Parabenizo à Prefeitura de João Pessoa pelo empenho de toda a equipe da Saúde na campanha”, disse.

    O advogado Francisco Meira levou sua filha de quatro anos e seu filho de um ano para serem vacinados. “Acho que é de grande importância a prevenção da saúde da criança, por isso, faço questão de trazer meus filhos para tomarem as vacinas necessárias”, disse.

    Assim como o advogado, a dona de casa Marilene Gomes também levou sua neta de apenas um ano ao posto de vacinação. “Acho muito importante manter o cartão de vacina em dia, pelo bem da saúde dela”, comentou. Além da vacinação, o evento contou com jogos, brincadeiras, lanche e apresentações artísticas para as crianças que foram com seus pais até o local.

    Segundo “Dia D” – De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Chiara Dantas, a campanha terá o segundo ‘Dia D’ no próximo dia 22 de novembro. “Quem for aos postos de vacinação no dia 8, não precisa retornar no dia 22. Precisamos vacinar as crianças e manter essas doenças eliminadas em nosso país”, explicou.

    Ela ressaltou a importância da colaboração da população para o sucesso da campanha. “É fundamental que tenhamos essa fala de incentivo à vacinação, seja no supermercado ou na igreja, mas devemos incentivar os pais levem seus filhos para vacinar. Estamos com todas as unidades de saúde abastecidas”, disse.
    A campanha – Tem como foco principal a atualização do esquema vacinal respeitando o calendário básico de vacinação, onde serão imunizadas crianças menores de cinco anos de idade (de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias). Cerca de 1.200 profissionais da SMS devem participar da ação que será ofertada em todas as USF da rede municipal.

    A meta é vacinar 53.528 crianças a partir de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias contra poliomielite; e 48.528 crianças a partir de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias com a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), o que representa 95% da população nesta faixa etária.

    Em 2013, seis casos de sarampo foram confirmados em João Pessoa, segundo levantamentos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Já em 2014, até o momento, nenhum caso foi registrado.

    Contraindicações – Crianças com febre, imunossupressão, alergia ao componente da vacina, uso de corticoide em doses altas, quimioterapia ou que tenha realizado transplante de medula óssea, não devem tomar a vacina.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here