Prefeitura lança projeto que leva a educação no trânsito para o ensino escolar em JP

    0

    Transformar os professores em multiplicadores da educação no trânsito. Este é o objetivo do projeto ‘Mobilizando a Escola para o Trânsito’, lançado pelo prefeito Luciano Cartaxo na tarde desta sexta-feira (29). A iniciativa pretende atingir 400 professores da Rede Municipal de Ensino, que vão se aprofundar nas noções de trânsito para que possam formar alunos conscientes do papel de todos para um trânsito seguro.

    “Precisamos criar cidadãos mais críticos e preparados para enfrentar o trânsito”, destacou o prefeito. “Com esta iniciativa estamos levando isso para dentro das escolas, onde essa ideia pode ser assimilada de forma natural. Com a formação de uma geração que se comporte melhor no trânsito podemos salvar muitas vidas inocentes”, complementou.

    O superintendente de Mobilidade Urbana do Município, Roberto Pinto, destacou todo o trabalho de conscientização que tem sido desenvolvido pela Semob. “Temos feito campanhas, ações de ruas e recentemente recebemos uma van entregue pelo prefeito para a equipe de Educação no Trânsito. Nós sabemos que só pode existir um futuro melhor com a mudança na cultura de conduta dos motoristas”, declarou.

    As aulas contarão com disciplinas de origem e evolução do trânsito, noções básicas de legislação de trânsito, comportamento adequado no trânsito e didática da educação. “A intenção é que o professor tenha todo o entendimento de trânsito para que possa passar isso ao aluno diariamente de forma transversal, vinculado ao ensino de outras disciplinas e sem cobranças”, explicou a coordenadora de Educação no Trânsito da Semob, Gilmara Branquinho.

    Curso esperado – A professora Dejanilda Barros, que leciona no primeiro ano do Ensino Fundamental, acredita que o curso vai trazer bons resultados. “Tenho alunos que precisam atravessar vias movimentadas pra chegarem em casa e eu sempre senti essa necessidade de orientá-los desde cedo, por isso sempre fiz atividades nesse sentido. Nunca tivemos a oportunidade de sermos preparadas especificamente para isso e por esse motivo fiz questão de participar”, declarou.

    Josiane Maria Golzio, que é professora do Ensino Fundamental II, diz que essa é uma oportunidade de conhecer formas de abordagens também para estudantes mais velhos. “Essas são noções fundamentais para segurança de todos e os alunos precisam conviver com isto desde cedo. Minha preocupação é passar esse conhecimento de acordo com a faixa etária dos meus alunos”, explicou.

    A secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, destacou que estas crianças também podem assumir um papel fundamental, servindo como fio condutor dessas informações para a família. “Temos cerca de 70 mil alunos no município e essas crianças podem virar protagonistas desse trabalho, ampliando muito o poder de alcance dessa iniciativa”, afirmou.

    As aulas – O curso será oferecido no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio. As turmas vão contar com 50 alunos cada, com aulas duas vezes na semana, pela manhã ou pela tarde, a depender do turno de trabalho do professor. A duração é de cinco semanas, o que totaliza 50 horas entre disciplina e avaliação.

    Os professores que desejarem participar devem se inscrever na página oficial da Prefeitura de João Pessoa na internet: www.joaopessoa.pb.gov.br.

    Solenidade – O evento de lançamento da campanha contou com a participação do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Jéferson Costa; do diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Soares; do gerente de Transportes do DER, Fleminz Cabral; e do representante do BPTran, Major Castro

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here