PMJP já atendeu mais de 91% demandas da população sobre iluminação pública

Desde o dia 1º de janeiro de 2015, quando passou a responder integralmente pela manutenção da iluminação pública convencional, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), já atendeu mais de 91% demandas da população, garantindo mais segurança e tranquilidade aos cidadãos pessoenses.

Até o início de abril, cerca de 3.400 demandas foram recebidas pela Divisão de Iluminação Pública da Seinfra. Dessas, 3.100 foram resolvidas. Já em diversos casos não foi detectado qualquer defeito indicado no local, enquanto outras estão na programação para serem executadas.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, a média nacional é de aproximadamente 10% dos parques de iluminação instalados apresentarem algum tipo de problema, provocado pelas mais variadas causas, desde queima de lâmpada, vandalismo e roubo de cabos.

Esse serviço tem valor mensal aproximado de R$ 600 mil e são custeados pela contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), paga através da conta de energia.

A Prefeitura, por meio da Seinfra, era responsável anteriormente pela instalação e manutenção de 9 mil pontos de iluminação pública ornamental – aquelas instaladas em grandes corredores, canteiros e praças. Com o recebimento da iluminação convencional, definida através de Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Seinfra passou a responder por 62 mil pontos de iluminação.

Equipes –
A Secretaria de Infraestrutura já contava com um quadro de pessoal especializado em iluminação pública que cuidava da iluminação ornamental. Com a responsabilidade de manter e ampliar a iluminação pública, essa equipe foi ampliada para projetar, acompanhar e fiscalizar os serviços de campo que são executados por empresa terceirizada, contratada através de licitação.

A execução do serviço é realizada por 14 equipes: dez noturnas, que trabalham até as 23h, e quatro diurnas. Entre os serviços realizados constantemente estão troca de lâmpadas, braços, reatores, cabos e implantação de postes, entre outros serviços essenciais para uma boa qualidade na iluminação pública.

Solicitações –
A população pode solicitar serviços relativos à iluminação pública por meio do telefone 0800.031.1530. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares dentro da cidade e funciona durante todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira o horário de funcionamento é das 7h às 22h; nos sábados e domingos das 17h às 22h. Ao ligar o cidadão recebe um número de ordem de serviço.