Prefeitura entrega casas para comunidade quilombola em JP

    0

    A comunidade quilombola de João Pessoa ganhará mais qualidade de vida e dignidade a partir desta quinta-feira (14). São 78 famílias que serão beneficiadas com casas populares, parte do Programa Social de Habitação (PSH) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A obra, que pretende fortalecer a identidade cultural quilombola, será entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo a partir das 9h desta quinta-feira (14), dia em que se completa 127 anos da Abolição da Escravatura.

    De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, a obra promove mudanças na vida dos quilombolas sem retirá-los de sua comunidade. “A Prefeitura está levando melhores condições de vida para onde eles moram, possibilitando que eles possam manter a sua comunidade e reforçar seus traços culturais e suas tradições”, declarou.

    As 78 moradias construídas substituíram casas de taipa ou de alvenaria que apresentavam risco à segurança dos moradores. O benefício também foi concedido às famílias que dividiam os mesmos imóveis por não terem condições de construir sua própria casa.

    As novas casas possuem 40 metros quadrados (m²) e contam com cozinha, sala, banheiro, dois quartos e espaço externo para área de serviço. No total, foram investidos R$ 1,420 milhão.

    A secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, afirmou que a construção das casas era uma demanda da comunidade, que lutou por isso durante muito tempo. “Eles estavam em casas sem a menor condição de habitabilidade e agora vão ganhar mais segurança e conforto”, afirmou.

    Dia da Abolição – A abolição da escravatura no Brasil aconteceu no dia 13 de maio de 1888, depois da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

    A comunidade quilombola de Paratibe existe há cerca de 150 anos, mas só foi considerada como tal no ano de 2006, quando recebeu o reconhecimento oficial da instituição Quilombo dos Palmares, de Brasília, Distrito Federal. No total, cerca de 150 famílias habitam o grupo, constituindo seis núcleos espalhados por todo o bairro.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here