Prefeitura de Santa Rita inicia dragagem do Rio Preto nesta segunda

0

Teve início na manhã desta segunda, 13, a dragagem do Rio Preto, que corta todo o centro de Santa Rita, até desaguar no Rio Paraíba.

A obra é a segunda em dois anos – a gestão atual também dragou o canal em 2014 – e busca prevenir as enchentes decorrentes do período chuvoso, que devem se acentuar até o final do mês.

Sem a devida manutenção, o rio sofreu o agravamento do assoreamento, levando as áreas mais próximas a serem alagadas novamente com a chuvas já caídas em 2016.

Obra de longo alcance social, a dragagem do Rio Preto só termina quando todo o perímetro do rio, desde o bairro do Açude até a região, central estiver limpo, reaberto e cavado. Na última dragagem, em 2014, o rio ficou com uma profundidade de 3,5 metros.

Há décadas o Rio Preto sofre com a ação danosa do homem. Além de muito lixo jogado pela população, por falta de rede coletora, um canal cladestino despeja esgoto no rio ano após ano, matando o rico manancial.

“Estamos limpando e dragando o Rio Preto mais uma vez. Muito mais que uma obra de infraestrutura, trata-se de uma obra social, que traz de volta a dignidade da população ribeirinha que, além da tranquilidade em dias chuvosos, devolve a cidadania àqueles que lutam e se esforçam para terem seus pertences e os virem serem levados pela água. Vamos dragar o rio e cuidar dessas famílias. A prefeitura está aqui assumindo o seu papel, e dele não abriremos mão”, ressaltou o prefeito Netinho.

A dragagem começou no trecho do rio que corta a PB-004, próximo à subestação, e subirá todo o seu percurso, até o bairro do Açude, deixando toda área próximo ao Rio Preto em segurança quanto ao avanço das águas, fazendo a devida prevenção às enchentes nessas áreas.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: redacao@paraibaja.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here