Prefeitura de João Pessoa tira cerca de 3 mil famílias da linha da pobreza

    0

    A gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o governo federal, já conseguiu retirar cerca de 3 mil famílias da extrema pobreza na capital. Nesses números, estão pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social e que hoje, após ingressar nos programas sociais do município, já estão morando melhor, se alimentando e vivendo melhor.

    No caso do Bolsa Família, por exemplo, o programa do Governo Federal, em parceria com o governo municipal, beneficia atualmente em João Pessoa 60.744 famílias. Segundo dados recentes da SEDES, 2.875 famílias saíram da condição de extrema pobreza. Mais que números, esses dados representam a melhoria na qualidade de vida de pessoas, mantendo o foco em uma gestão humanizada.

    Tudo isso é fruto de um trabalho permanente da PMJP na criação e prática de ações que vão desde fornecimento gratuito de refeições, a investimentos em políticas públicas que visam educar, capacitar e treinar pessoas para o mercado de trabalho.

    A execução dos programas se mantém através do trabalho de todas as secretarias municipais, mas algumas atuam de maneira mais direta na vida de quem mais precisa, como é o caso da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), que oferece uma série de benefícios à população.

    De acordo com a secretaria municipal da SEDES, Marta Moura, a assistência social é uma garantia constitucional e a PMJP tem a responsabilidade pública de ofertar serviços, programas, projetos e benefícios, geridos sob os princípios da descentralização e democratização.

    “Em João Pessoa, a política de assistência social vem se consolidando continuamente através dos inúmeros serviços prestados à população, visando, entre outros objetivos, a garantia das seguranças de renda, convívio, acolhimento e autonomia. Destacamos que um dos pilares das diretrizes para esta política é o trabalho social com famílias”, ressaltou.

    Cozinhas Comunitárias – O projeto desenvolvido pela Sedes, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Governo Federal, oferece de maneira gratuita 50 mil refeições mensais para famílias em situação de risco e insegurança alimentar, garantindo a este público o direito humano à alimentação adequada em João Pessoa.

    Como funciona – Crianças, gestantes, idosos, pessoas sem emprego e deficientes e famílias situadas abaixo da linha da pobreza. Elas são acompanhadas pelos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USFs), que, em conjunto com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), fazem o cadastro dos moradores em situação de vulnerabilidade social de cada comunidade onde estão situados.

    Reconhecimento da ONU – Em maio deste ano, o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, afirmou que a cidade de João Pessoa é um modelo mundial no combate à pobreza e promoção de justiça social devido ao sucesso dos resultados obtidos nos programas assistencias da PMJP.

    Segundo Chediek, no ano 2000, baseado no projeto chamado de Objetivos do Milênio (ODM), a ONU traçou metas para melhor a qualidade de vida e o acesso a serviços básicos em todo o planeta. Ele ainda informou o poder público é primordial para alcançar essas metas, pois é responsável pela implantação de políticas que visam melhorar a vida do cidadão e da sociedade civil.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here