Prefeitura de João Pessoa oferece teste gratuito de HIV no CTA

    0

    Para garantir à população os cuidados preventivos e o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa dispõe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No local, os usuários têm acesso a serviços de orientação, educação sexual, atendimentos para diagnóstico e encaminhamentos para tratamentos das DSTs. O serviço realiza, também, testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde (MS) e com produtos registrados na Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) e por ela controlados.

    Os atendimentos são inteiramente sigilosos e oferecem, a quem realiza os testes, a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro e assistente social. Esses profissionais orientam sobre o resultado final do exame, independente de ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA é responsável por encaminhar os usuários para tratamento nos serviços de referência. De acordo com Lucas Veloso, diretor do centro, durante todo o ano são promovidas atividades de divulgação dos serviços para conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

    “Nós desenvolvemos um trabalho chamado CTA Itinerante, uma forma de descentralizar os nossos serviços, levando a diversos pontos da cidade equipes que atuam na prevenção e diagnóstico das doenças”, afirmou.

    “No mês de dezembro, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids, estaremos realizando várias atividades nos mercados públicos. Além dessas ações, os profissionais realizam palestras em entidades públicas e privadas que solicitam esclarecimentos e entre outras informações sobre as DST”, complementou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here