Prefeitura de João Pessoa conclui projeto paisagístico da Rua do Capim

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), concluiu, nesta sexta-feira (17), todo projeto paisagístico desenvolvido na Rua Angelina Balthar, conhecida como Rua do Capim. A pavimentação e drenagem da via, que já está pronta e será inaugurada nesta segunda-feira (20), a partir das 9h, pelo prefeito Luciano Cartaxo, é a primeira parte do projeto de construção de duas pontes sobre o rio Jaguaribe, na Avenida Beira Rio, que vai acabar de vez com o risco de alagamentos no trecho próximo ao acesso aos bairros de Cabo Branco e Altiplano.

A intervenção paisagística, que faz parte da Operação ‘João Pessoa – Cidade Jardim’, culminou com o início do plantio de 340 novas espécies vegetais nativas (70 delas na Avenida Beira Rio e 270 na Rua do Capim e Mata Ciliar). Durante toda semana, 45 técnicos e operários da Diretoria de Paisagismo da Sedurb trabalharam no projeto.

Além das 340 novas espécies nativas, foram plantadas 1.200 mudas de Portulacas grandiflora, também conhecida como onze-horas; 300 mudas de Dracenas de Coqueirinhos; 400 mudas de Alternanthera Vermelha; 25 mudas de Pleomele Verde; e 180 metros quadrados de grama esmeralda. A Rua do Capim também recebeu as onze espécies de Caraibeiras transplantadas da Avenida Beira Rio, onde acontece a intervenção.

“Nosso objetivo é de restauração e revitalização desses locais, de incontestável valor ambiental. Desde o início da Operação João Pessoa -Cidade Jardim, já desenvolvemos mais de 20 projetos paisagísticos nos principais corredores. Isso faz com que a cidade fique mais bela e atrativa”, ressaltou o diretor de paisagismo da Sedurb, Sérgio Chaves.

Parcerias – Para desenvolver o projeto paisagístico na Rua do Capim, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano contou com o apoio de outros órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como é o caso da Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).