Prefeitura de Conde realiza mais uma audiência do Orçamento Democrático

0

Foi realizada na noite da última quarta-feira (24), no salão paroquial da Igreja de São Sebastião, em Gurugi, no município de Conde, a 3ª Audiência Pública do Orçamento Democrático Municipal. Na plenária, que contou com mais de 400 participantes, a Prefeita Márcia Lucena, junto com os Secretários e Coordenadores da gestão, ouviu as necessidades da população que elegeu como prioridade para o próximo ano, melhoria na infraestrutura da comunidade.

Na abertura da plenária, a Coordenadora do Orçamento Democrático Municipal, Joana D’arc Ribeiro, agradeceu a presença da população que faz parte da 3ª Região do OD no município, apresentou a dinâmica deste novo instrumento de participação popular, criado pela Prefeitura Municipal de Conde. “Através desta nova dinâmica de trabalho, estamos dando voz para que a população possa decidir aquilo que deve ser prioridade na sua comunidade e desta forma, determinar em quais políticas a gestão municipal deverá trabalhar a partir do ano de 2018”, disse.

A Prefeita Márcia Lucena destacou que muito já foi feito nesses cinco meses de gestão, mas que a participação da população neste processo de democracia, vai trazer cada vez mais benefícios as comunidades. “O Orçamento Democrático é a participação da população no poder público, é de extrema importância que as pessoas saibam onde o dinheiro público vai ser empregado, é importante ouvirmos as queixas e os reconhecimentos, isso mostra que o povo de Conde começa a ser mais participativo na gestão”, ressaltou.

Márcia falou também da situação do município em relação ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). “O Conde tem uma dívida de 43 milhões, buscamos identificar essas dívidas, propor financiamentos e aos poucos, vamos conseguindo organizar a vida financeira do nosso município. Hoje, o farol do Cauc da Prefeitura de Conde aos poucos vem melhorando e com isso, as portas vão se abrindo para o crescimento da cidade”, afirmou.

Prioridades

Durante a audiência, os participantes votaram nas três prioridades principais que vão ser trabalhadas a partir de 2018. Com 19%, a população elegeu como prioridade de investimento, a infraestrutura (pavimentação de ruas, construção de casas populares, iluminação pública), seguida de educação, com 13% e da saúde, com 12%.

Dona Maria Célia, elegeu suas prioridades, falou durante a plenária e disse estar muito feliz com essa nova forma de trabalho que a Prefeita Márcia Lucena trouxe pra o Conde. “Nunca vimos isso em todo o município, o acesso aos gestores sempre foi difícil, agora estamso aqui, com a prefeita e os secretários, podendo decidir o que vai ser melhor para nossa comunidade, isso me deixa muito feliz”, disse.

A 4ª Audiência Pública está prevista para o mês de junho e vai ser realizada em Jacumã.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here