Prefeitura da capital realiza rodas de diálogo sobre o Outubro Rosa

    0

    A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, através da Coordenadoria de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, promove, a partir desta terça-feira (21), uma série de rodas de diálogo com moradoras de comunidades do Rangel, Valentina Figueiredo, Funcionários I e Alto do Mateus. A atividade, que é uma parceria com as Secretarias de Saúde (SMS) e da Juventude, Esporte e Recreação (SEJER), faz parte da programação do Outubro Rosa, e tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama e colo do útero, como também informar sobre os locais no município onde elas podem encontrar atendimento médico.

    A primeira atividade será realizada na Unidade de Saúde da Família Rosa de Fátima, no Valentina Figueiredo. Na quarta (22), a roda de diálogo acontece no Centro de Referência da Juventude do Rangel, no Mercado Público de Mangabeira serão distribuídos panfletos com a temática da campanha e na quinta-feira (23), será a vez das moradoras do Alto do Mateus e do Rangel dialogarem com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres no Centro da Juventude dos bairros.

    A Coordenadoria de Saúde da SEPPM está organizando também a produção de programas radiofônicos, que serão veiculados em rádios comunitárias de João Pessoa. “Desta forma, conseguiremos atingir ainda mais as mulheres, jovens e idosas, levando as informações sobre a prevenção e o tratamento para o câncer de mama e de útero, pois estas rádios tem uma boa inserção nas comunidades de João Pessoa”, informa Aylla Milanez.

    Mais agilidade – Para garantir mais agilidade, a mamografia agora é marcada na hora da consulta na USF e a paciente já sai encaminhada para o serviço conveniado com a rede municipal em até dois dias. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, só este ano, João Pessoa já realizou mais de 7,8 mil mamografias, sendo 4 mil em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e o restante entre mulheres abaixo dos 50 anos. Cento e vinte marcadores de consultas e exames das Unidades de Saúde da Família participaram na semana passada de uma capacitação promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres e a Secretaria de Saúde, com apoio da ONG Amigas do Peito, para poder dar mais celeridade no encaminhamento e realização das mamografias no município.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]