Prefeitura autoriza obra de revitalização da Praça João Pessoa

0

A cidade de João Pessoa deu mais um passo decisivo na preservação e valorização de sua história. Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Luciano Cartaxo assinou a ordem de serviço para as obras de revitalização da Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes. A intervenção, que conta com investimentos de cerca de R$ 510 mil, vai trazer acessibilidade e reestruturar o espaço, um dos principais pontos históricos da capital paraibana.

De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Rômulo Polari, a gestão tem feito um esforço enorme para transformar o Centro Histórico da Capital. “A revitalização da Praça integra um conjunto de ações que ainda conta com a Casa da Pólvora, os casarões e o Parque Solon de Lucena”, afirmou.

Entre as intervenções previstas no projeto estão a instalação de novos bancos e a manutenção dos já existentes, e a reparação dos postes e luminárias, além de uma total restauração do monumento central. Os canteiros serão arborizados e ganharão novas palmeiras imperiais, retomando o paisagismo original. Outra mudança acontecerá no piso, que hoje acumula três tipos de ladrilho diferentes. Com a reforma, o piso será padronizado com ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Também serão substituídos todos os meios-fios, e será feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros.

Um dos destaques do projeto é o conceito de revitalização sem interferência no contexto histórico do local. Por isso, a maior parte da estrutura permanecerá idêntica, como é o caso do traçado original – haverá alinhamento apenas dos meios-fios e canteiros do passeio interno. Outro traço que será mantido é a marcação em pedra no entorno da calçada externa.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here