Prefeito visita obras da Lagoa e túnel de escoamento das águas já supera 90% de execução

    0

    O prefeito Luciano Cartaxo verificou, na manhã desta quarta-feira (17), o andamento dos trabalhos de reestruturação do Parque Solon de Lucena. Até o próximo semestre, a Prefeitura de João Pessoa vai concluir a etapa mais complexa da obra, que é a construção de um túnel de escoamento para as águas da Lagoa. O canal já possui 580m de extensão, faltando apenas 60m de escavação para que seja concluído.

    O túnel tem como objetivo acabar com os alagamentos que acontecem na região durante o período chuvoso. Além dele, a etapa estrutural buscou resolver outros problemas históricos. Com a construção de um anel sanitário que circunda a Lagoa, a Prefeitura acabou com o despejo de esgotos na água. O reservatório ainda foi desassoreado, ação que retirou 200 mil toneladas de resíduos sólidos que se acumulavam em seu fundo.

    “Também estamos concluindo a construção de um desaguador, que possui 52m e cinco comportas”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Quando o nível da água subir, vamos abrir essas saídas e o excesso de água vai ser direcionado para o Rio Sanhauá, evitando inundações. Essa é uma obra estruturante de grande importância pra a cidade, que foi adiada durante 100 anos pelo poder público, mas que estamos tendo a coragem de tornar realidade”, complementou.

    Até agosto, ainda haverá o final da concretagem das paredes internas do túnel, para que já possa escoar as águas de chuva até o Rio Sanhauá. Isso será feito por meio de um sistema de comportas. Quando as águas subirem na Lagoa, a Prefeitura abrirá as comportas do túnel, que começa na Avenida Padre Meira e se estende até a Avenida Guedes Pereira, em frente ao Paço Municipal, para que escoem, sem poluição, até a rede de galerias pluviais e, em seguida, ao Rio Sanhauá.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here