Prefeito Luciano Cartaxo participa do ‘adeus’ a ex-vereador de João Pessoa

    0

    “Cabral Batista era um político identificado com o povo e com a cidade”. Com essas palavras, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, descreveu a atuação política do ex-vereador e ex-prefeito da capital, durante velório realizado na Câmara Municipal, na manhã deste sábado (1°). João Cabral Batista faleceu ontem no Hospital da Unimed, aos 96 anos, em decorrência de problemas respiratórios. O sepultamento será às 15h, no Cemitério São José, em Cruz das Armas.

    Durante o velório, Luciano Cartaxo lembrou que foi amigo e aprendeu muito com as lições deixadas por Cabral Batista. “Não fui vereador com ele, mas Cabral sempre estava lá pela Câmara e compartilhava a sua larga experiência com os mais jovens”, disse. Luciano destacou ainda que o ex-vereador se identificava muito com as questões populares. “Era uma pessoa humilde, realmente identificada com a cidade”, acrescentou.

    Cabral Batista era natural de Natal, no Rio Grande do Norte, mas teve a sua vida profissional e política umbilicalmente lidada a João Pessoa. Ele chegou à capital paraibana em 1936 e trabalhou nos jornais A União, O Norte e Correio da Paraíba. Antes disso, ainda no Rio Grande do Norte, atuou como funcionário da Imprensa Oficial de Natal. Da atuação profissional veio a militância sindical e a posterior entrada na política.

    O ex-vereador foi o fundador do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de João Pessoa, presidido por ele por 18 anos. Em 1947, nas primeiras eleições municipais após o fim do Estado Novo, Cabral Batista foi eleito vereador pela UDN (União Democrática Nacional). A partir de então, presidiu a Câmara de João Pessoa por oito vezes. Nesse meio tempo, assumiu o comando provisório da prefeitura por cinco vezes.

    Entre 1985 e 1988, ocupou o cargo de vice-prefeito de João Pessoa. Mesmo afastado da política partidária, ele não descuidava de comparecer à Câmara da capital e passar experiência para os vereadores mais jovens. Por conta disso, todos o tratavam como um colega de parlamento. Cabral Batista foi o primeiro vereador do PCdoB eleito em João Pessoa e se identificava com as causas do comunismo.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here