Prefeito e primeira-dama participam de culto em homenagem a projeto em JP

    0

    O prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram, na noite desta quinta-feira (23), de um culto pelo sucesso do projeto Sereias da Penha. A celebração aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, do bairro Jacarapé, e reuniu as artesãs que participam do projeto, e que tiveram suas peças expostas recentemente no São Paulo Fashion Week.

    Evangélicas em sua maioria, as artesãs resolveram organizar uma celebração para agradecer a mudança de vida que o projeto proporcionou. “Aconteceu tanta coisa em tão pouco tempo. Eu trabalhava como diarista e então ganhei essa nova profissão, logo depois vivi o sonho de participar do desfile em São Paulo. A ficha ainda não caiu. É difícil acreditar que tudo isso está acontecendo”, afirmou Magna Oliveira, de 35 anos.

    Rosineide Oliveira, de 38 anos, disse que o agradecimento era para Deus e para os organizadores do projeto. “Deus colocou essas pessoas na nossa vida e não há palavras para agradecer. O projeto foi muito longe, muito mais do que a gente esperava e isso renovou nossas vidas. Somos mais felizes, ganhamos um meio de sustento”, declarou.

    A coordenação do projeto Sereias da Penha estava representada pela primeira-dama Maísa Cartaxo, que é coordenadora do programa João Pessoa Artesã, e Fátima Carneiro, coordenadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Para Maísa Cartaxo, o que surpreende foi o alcance que a iniciativa conquistou em tão pouco tempo. “Foi um sonho construído a muitas mãos, mas principalmente pela força de vontade dessas mulheres”, declarou.

    O prefeito Luciano Cartaxo falou sobre a importância de levar a iniciativa para outros pontos da Capital. “A valorização do artesanato gera emprego e renda e valoriza as famílias. Queremos que esta seja uma semente que possa se espalhar por toda a cidade”, afirmou.

    Sereias da Penha –
    O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA), o IFPB e o Sebrae. As sereias são artesãs das praias da Penha e Jacarapé, que participaram do curso de biojoias, pelo Pronatec Mulheres Mil, e acabaram chamando atenção pela produção de peças utilizando a escama de peixe como matéria-prima.

    A parceria entre as instituições possibilitou a vinda do designer mineiro Ronaldo Fraga, que ministrou cursos de aperfeiçoamento e incorporou o uso de novas técnicas e novos materiais (fios de cobre e inox e linha de pesca), trazendo mais qualidade para as peças e um maior senso estético para as artesãs. A participação do mineiro resultou na criação de duas coleções, tendo a segunda delas sendo apresentada no São Paulo Fashion Week.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here