Prefeito de João Pessoa diz que a cidade vive “um novo momento para a cultura”

1

O bairro de Mangabeira já pode contar com um equipamento de valorização e disseminação da cultura. É o Centro Cultural Tenente Lucena, que foi inaugurado pelo prefeito Luciano Cartaxo no início da noite desta quarta-feira (27), dentro da comemoração pelos 33 anos do bairro. A obra garante à população a oportunidade de aprendizado e acesso a diversas modalidades culturais, além de promover a inclusão por meio de uma nova Estação Digital.

“Mangabeira é o maior bairro de nossa Capital e é marcado por uma cena cultural muito ativa e diversificada”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Com esta obra estamos concretizando um sonho de 20 anos da população, que vai ter um papel fundamental de fortalecer estas manifestações, além de descentralizar o apoio à cultura em nosso município. Este é um novo momento para a cultura em João Pessoa”, complementou.

O Centro está localizado no encontro das ruas Josefa Taveira e Dr. Euclides Neiva, que juntas formam a via principal do bairro. O local conta com uma área construída de, aproximadamente, 1.440 metros quadrados (m²), com biblioteca, palco, telecentro e sala de inclusão digital. Além disso, contará com uma sala multiuso com 80 lugares, que poderá abrigar exibições de teatro, cinema e outros eventos.

A obra ainda conta com ateliês para o desenvolvimento de atividades culturais. No total, foram investidos R$ 2 milhões, com recursos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e do Governo Federal, por meio do Programa Mais Cultura.

“Pessoas de todas as idades vão ter um espaço ideal para a prática de atividades culturais, fortalecendo as manifestações do bairro e de toda cidade”, explicou o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

Funcionamento – O local vai funcionar das 6h às 8h, com atividade do programa João Pessoa Vida Saudável. As oficinas culturais acontecem das 9h ao 12h e das 19 às 21h. Durante a tarde, das 13h às 17h, o local será espaço para o projeto Ação Social pela Música Brasileira, que vai atender a crianças da comunidade. De acordo com a diretora do espaço, Lúcia França, as inscrições para a inauguração têm início nesta quinta-feira (28).

Estação Digital – O Centro Cultural Mangabeira ainda será espaço para mais uma Estação Digital, projeto que faz parte do programa de inclusão digital da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec). Além de acesso gratuito à internet, a comunidade terá cursos de capacitação.

Serão ofertadas inicialmente 40 vagas no curso de Informática Fundamental. Os interessados devem procurar a própria ED, no Centro Cultural Mangabeira, ou a Secitec, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. As aulas terão início na segunda quinzena de maio, após a conclusão do primeiro ciclo de cursos de 2016.

O curso de Informática Fundamental tem carga horária de 40 horas, com duração de três meses. Está aberto a qualquer pessoa acima de 15 anos, alfabetizada. Para outras informações, procurar a coordenação pedagógica do programa na Secitec, das 8h às 14h, ou através do telefone 3214-3424.

O homenageado – João Emídio de Lucena nasceu em 1912, no município de Itabaiana, e faleceu em João Pessoa em 1985. Tenente Lucena, como ficou conhecido, começou sua relação com a cultura em 1928, quando entrou para a banda de música de São João do Sabugi (RN), onde residia.

Em 1833, sentou praça como soldado voluntário no 22º Batalhão de Caçadores, passando a ser soldado músico de terceira classe. A partir daí, fundou corais infantis e abrigos de menores carentes e foi sócio fundador da Orquestra Sinfônica da Paraíba. É reconhecido como um dos maiores folcloristas do Brasil, autêntico representante da cultura popular paraibana e nordestina.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here