Prefeito abre campanha de vacinação contra HPV em escola em Mangabeira

    0

    O prefeito Luciano Cartaxo abre, nesta segunda-feira (09), a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para imunizar meninas entre nove e 11 anos de idade. O evento será às 9h na Escola Municipal Afonso Pereira da Silva, localizada na Rua Deputado Valdevino Lobo, Cidade Verde – Mangabeira. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa é imunizar 16.700 garotas.

    “Estamos ampliando a faixa etária de vacinação. No ano passado imunizamos meninas de 11 a 13 anos e este ano vamos vacinar as que têm 9, 10 e 11 anos. E para facilitar, as meninas irão tomar a vacina na própria escola”, ressaltou a chefe de imunização da SMS, Chiara Dantas.

    Para estar imunizada, a menina precisa tomar três doses da vacina, sendo a primeira aplicada agora, a segunda dose seis meses após a primeira e a terceira depois de cinco anos. “A menina só estará protegida quando tomar as três doses, por isso, é importante levar o cartão de vacinação para a anotação de cada dose”, explicou Chiara Dantas.

    Já as meninas que têm entre 12 e 13 anos e ainda não tomaram a primeira dose da vacina, podem procurar uma das unidades de referência ou o Centro Municipal de Imunização, com o cartão de vacinação, para iniciar o ciclo. O endereço destas unidades pode ser conferido no link: http://goo.gl/YWEknF.

    HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, sendo também transmitido da mãe para filho no momento do parto. O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero e a vacinação é uma das formas mais efetivas de evitar que as meninas e adolescentes contraiam a doença.

    A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.

    Números – No ano passado, 17.964 meninas entre 11 e 13 anos tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV. Já a segunda dose foi aplicada em 12.373 meninas. Para 2015, o Centro Municipal de Imunização espera vacinar 16.700 meninas com idades entre nove e 11 anos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here