Prefeita de Conde discute Gestão Compartilhada com senador João Capiberibe

0

O senador do PSB (AP) João Capiberibe e a esposa deputada federal Janete Capiberibe, do mesmo partido, participaram neste sábado (22), a convite da prefeita de Conde Márcia Lucena, de manhã de trabalho especial na Secretaria de Educação do Município para troca de informações sobre transparência e gestão pública, interação via redes sociais e controle eletrônico de projetos e processos administrativos para a eficiência das ações destinadas à população.

O senador se integrou, na sexta-feira, ao ato em defesa de eleições diretas para presidente da República que inaugurou campanha nacional na Praça Vida de Negreiros (Ponto de Cem Réis), centro de João Pessoa.

Na manhã de Sábado (22), com a prefeita Márcia, sua companheira de partido, ele apresentou a secretárias e secretários, coordenadores e coordenadoras da Prefeitura, além dos vereadores Naldo Cell, presidente da Câmara, e Manga Rosa, o projeto Gestão Compartilhada. Através desse projeto os contribuintes podem acompanhar via grupos em redes sociais conectadas a utilização dos recursos das emendas parlamentares, entre outros transferidos para a população.

Ele fez a entrega aos presentes ao encontro de cartilhas que informam regras e métodos de participação, fiscalização e controle por parte das comunidades organizadas.

Capi, como o senador é mais conhecido, informou à equipe de gestão de Conde que pretende transformar o projeto experimental, que funciona há mais de dois anos no Amapá, em lei capaz de assegurar à população o acesso integral ao processo de como os recursos públicos arrecadados entre os contribuintes estão sendo aplicados.

Sobre o funcionamento da ação, ele disse que ela acontece via grupos formados nas redes sociais, principalmente com o aplicativo WhatsApp, e possibilita às pessoas conectadas aos grupos das localidades em que os  recursos públicos estejam sendo investidos, acompanhar a liberação das verbas, o planejamento para sua utilização, a própria utilização e o ritmo da obra sob observação.

A prefeita Márcia Lucena considerou proveitosa, oportuna e positivamente impactante junto à população a experiência já desenvolvida pelo senador no Amapá, bem como o projeto para institucionalizar a fiscalização via redes sociais.

Planejamento

Para Márcia Lucena, é possível realizar em Conde uma experiência semelhante: “Eu vejo, senador, que nós já estamos atuando nessa linha de maneira informal, e vamos nos organizar para fazer desse diálogo com a população através dos grupos uma ação institucional, planejada”.

Ela disse também que atualmente já se dedica ao diálogo com a população através das redes sociais, principalmente o Facebook, e que a gestão precisa cada vez mais estar atenta para informar tudo o que a população quer saber sobre os gastos públicos.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here