Prédio do MPPB recebe iluminação especial para promover ‘Outubro Rosa’

    0

    A exemplo do que já ocorreu em outros anos, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) está apoiando a edição 2015 do movimento popular conhecido como ‘Outubro Rosa’, comemorado em todo o mundo como referência na luta contra o câncer de mama. Desde a última quinta-feira (1º), os prédios da sede do MPPB em João Pessoa passaram a ser iluminados pela cor rosa, em alusão ao movimento. Uma campanha interna de divulgação também está sendo realizada internamente na instituição por meio da sua Diretoria Administrativa.

    O nome ‘Outubro Rosa’ remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e à mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso norte-americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (lá nos Estados Unidos) de prevenção ao câncer de mama.

    A história do ‘Outubro Rosa’ remonta à última década do Século XX, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira ‘Corrida pela Cura’, realizada em Nova Iorque em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

    Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como ‘Outubro Rosa’. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações, como corridas, desfiles de moda com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche etc.

    A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. surgiu posteriormente e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o ‘Outubro Rosa’ tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

    A popularidade do ‘Outubro Rosa’ alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em em torno da causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar de planeta.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here