Identificado suspeito de postar comentários racistas contra apresentadora da TV Globo

    0

    A Polícia Civil identificou um adolescente de 15 anos suspeito de ter postado comentários ofensivos e preconceituosos no Facebook contra a apresentadora da TV Globo Maria Júlia Coutinho, mais conhecida como Maju. O menor, que mora em Carapicuíba, na Grande São Paulo, foi localizado nesta segunda-feira (6) e levado à delegacia para ser ouvido.

    A jornalista foi vítima de comentários racistas nas redes sociais na noite da última quinta-feira (2), após a inclusão de uma foto dela na página oficial do Jornal Nacional. “Só conseguiu emprego no ‘Jornal Nacional’ por causa das cotas. Preta imunda”, dizia um dos comentários. “Não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta não”, escreveu outro internauta.

    A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa) instaurou inquérito policial para investigar o crime de prática de discriminação ou preconceito de raça. Mesmo após a identificação do menor, A polícia prossegue nas investigações para identificar outros envolvidos.

    Para chegar aos suspeitos, os policiais rastrearam as imagens com as mensagens ofensivas e fizeram buscas nas redes sociais para identificar as páginas dos envolvidos. Também foram solicitados dados cadastrais e números de IPs ao Facebook.

    A pena para quem comete esse tipo de crime é de dois a cinco anos, além de multa. No caso do adolescente, ele responde por ato infracional, podendo, a critério da Justiça da Infância e da Juventude, responder a alguma medida socioeducativa.

    Mensagens de apoio

    Após a repercussão do caso nas redes sociais, várias personalidades demonstraram apoio à jornalista da TV Globo. A equipe do Jornal Nacional, noticiário da TV Globo que a apresentadora trabalha, gravou um vídeo.

    No Twitter, as hashtags “#SomosTodosMajuCoutinho” e “#SomosTodosMaju” ficaram entre as mais citadas do Brasil na rede social durante a tarde da última sexta-feira (3).

    Após uma série de xingamentos no Twitter, um usuário da rede social ainda ofendeu de outra forma a jornalista, chamando-a de “feiosa” e dizendo que ela é “forçada demais’.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here