Polícia Federal inicia a 21ª fase da Lava Jato e prende amigo de Lula

A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (24) a 21ª fase da Operação Lava Jato, denominada ‘Passe Livre’. São cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, seis de condução coercitiva e um de prisão preventiva.

José Carlos Bumlai foi preso em um hotel em Brasília nesta manhã. O pecuarista, amigo do ex-presidente Lula, iria prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O amigo de Lula foi citado por delatores da Operação Lava Jato como tendo intermediado reuniões de Lula com empresários. O lobista Fernando Baiano acusou o pecuarista de ter recebido propina em seu nome.

As investigações desta fase estão concentradas na operação de contratação de navio sonda pela Petrobras com “concretos indícios de fraude no procedimento licitatório”.

As ordens judiciais são cumpridas em São Paulo, Lins (SP), Piracicaba (SP), Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Dourados (MS) e Brasília.

Os investigadores apontam que “complexas medidas de engenharia financeira foram utilizadas pelos investigados com o objetivo de ocultar a real destinação dos valores indevidos pagos a agentes públicos e diretores da estatal”.

São investigados crimes de fraudes em licitações, falsidade ideológica, falsificação de documentos, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.