Polícia Federal abre arquivo para Comissão Estadual da Verdade da Paraíba

    0

    Representantes da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba (CEV-PB) e da Polícia Federal, com sede em Cabedelo, realizaram uma reunião, nessa quarta-feira (12), para discutirem a abertura dos arquivos policiais referentes ao período da Ditadura Militar no Brasil. A Comissão da Verdade foi representada pelo presidente da Comissão, professor Paulo Giovani, além dos integrantes Waldir Porfírio e Lúcia Guerra.

    Eles foram recebidos pelo superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Nivaldo Farias. Na ocasião, foram firmadas parcerias com o órgão, além de um acordo de cooperação. “Todos estão de parabéns pela iniciativa, daremos todo apoio em nossas sedes de João Pessoa, Campina Grande e Patos para mostrar todos os nossos arquivos. Não sabemos o que temos, pois após as investigações transformamos tudo em inquéritos policiais e encaminhamos à Justiça, mas estaremos à disposição para o que for preciso contribuir”, ressaltou o superintendente.

    Para o advogado Waldir Porfírio, as pesquisas levantadas deixarão um legado histórico para a Paraíba. “Queremos ajudar a preservar a memória do nosso país e repassar as descobertas, através das escolas, para a novas gerações que precisam ter conhecimento do que verdadeiramente houve em nosso Estado. Só olhando para o passado é que podemos evoluir e construir um futuro cada vez melhor”, frisou.

    De acordo com o chefe do setor de administração e logística da Polícia Federal, Leonardo Gomes Vieira, cuidador do arquivo do órgão, a parceria vai ser iniciada imediatamente. “Temos um projeto em fase de implantação com o curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, onde traremos alunos estagiários para nos auxiliar neste árduo trabalho de organização para digitalizar, escanear arquivos e utilizar softwares específicos. No entanto, os historiadores da Comissão podem iniciar a pesquisa mais específica sem nenhum prejuízo de tempo”, afirmou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here