PMJP realiza ação de saúde e cidadania na comunidade do Timbó

0
87

A manhã deste sábado (17) foi bem diferente para os moradores da comunidade do Timbó. Isso porque a Prefeitura Municipal de João Pessoa ( PMJP) promoveu para os moradores da localidade a ação de saúde e cidadania, uma realização da Secretária Municipal de Saúde (SMS) em parceria com as Secretarias de Habitação (Semhab), Desenvolvimento Social (Sedes), Defesa Civil e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

“Durante essas ações levamos os serviços de saúde para a porta das casas dos moradores dentro das comunidades, diferente do dia-a-dia em que a comunidade que precisa ir até o serviço. Dessa forma criamos uma integração entre serviço e comunidade, além de reforçar a intersetorialidade das secretarias da gestão”, destaca a secretaria adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

Ao longo da ação foram realizados atendimentos médico, de enfermagem, nutrição, fisioterapia e odontologia; auriculoterapia; testes rápidos; atualização do cartão de vacina; exposição de animais para adoção; ouvidoria da saúde; corte de cabelo; embelezamento e balcão de direitos através da Secretaria das Mulheres e de Desenvolvimento Social.

Enquanto os serviços aconteciam, agentes de vigilância ambiental visitavam as casas da comunidade para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e de roedores, bem como orientar os moradores sobre as formas de se prevenir contra o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya e doenças transmitidas por ratos.

“Essa foi uma ação bem diferente das que geralmente acontecem por aqui, com vários serviços que normalmente não são ofertados e o melhor de tudo que foi praticamente dentro da nossa casa, muito bom ter o serviço vindo até a comunidade”, comenta a moradora e dona de casa, Danúbia dos Santos.

A comunidade do Timbó possui cerca de cinco mil moradores. Desde o começo da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, vários serviços foram realizados no local visando a melhoria da vida dos moradores.

“Construímos um muro de contenção para retirar a comunidade da área de risco, abrimos ruas, calçamento, iluminação de LED, reforma da creche, da Unidade de Saúde da Família, além da entrega de 254 casas. Essa ação só reafirma que a gestão mantém um cuidado e uma atenção com a comunidade do Timbó”, reforça a Secretária de Habitação, Socorro Gadelha.

A ação de saúde e cidadania da PMJP já faz parte do calendário de ações da atenção básica da SMS. Todo sábado uma comunidade diferente recebe a ação, que é uma parceria com as secretarias de Habitação (Semhab), Desenvolvimento Social (Sedes), Defesa Civil e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here