PMJP reabre as portas do Hotel Globo para a população e resgata a memória da cidade

A professora aposentada Virginia de Luna Siqueira passou por um momento de muita emoção e de resgate de memórias na tarde desta sexta-feira (5). Neta de Henrique Siqueira, fundador do Hotel Globo, viu hoje as portas do local serem reabertas após obras de revitalização e melhoria. “É um momento de muita emoção, uma vez que a maioria das pessoas do Brasil não tem memória e não valoriza a sua cultura e a história, o Hotel é um marco para a cidade de João Pessoa”, defende.

A professora conta que já há vários anos costumava ir pouco ao local. “Eu lembro que minha infância toda foi aqui, eu brincava aqui e era tudo muito bonito. A gente ver uma coisa que a família plantou e cultivou, morrer não é fácil. Agora sei que vai florescer e frutificar”, acredita.

Para o coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Rui Leitão, não poderia haver data melhor para a entrega do Hotel Globo do que o dia do aniversário da cidade, já que é um dos monumentos mais importantes do acervo histórico pessoense. Ele revelou que além da restauração do prédio, estão sendo realizadas ações no sentido de resgatar o mobiliário original e reinstalar no local um memorial do Hotel.

As obras de revitalização do Hotel Globo fazem parte de uma série de intervenções realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a recuperação do Centro Histórico que inclui o Parque Lagoa, Praça da Independência, Praça da Pedra e Praça João Pessoa, bem como os casarões históricos.

A obra de reestruturação do Hotel Globo custou aproximadamente R$ 712 mil em parceria com recursos do Governo Federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local foi realizada pintura, restauração completa de janelas e portas (esquadrias), revisão de toda a coberta do hotel, recuperação de toda parte elétrica e hidráulica, implantação de novos postes decorativos nos jardins, reestruturação do muro de contenção e manutenção do piso, tanto da parte interna, quanto externa, onde o piso do pavimento superior, com assoalho de madeira, foi completamente restaurado.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), sendo posteriormente aprovado pelos Iphan e Estadual (Iphaep).

Situado no Porto do Capim, o Hotel Globo é um monumento da primeira metade do século XX. É composto por dois edifícios de estilo eclético, tendo sido tombado pelo Iphaep em 1980, e desapropriado pelo Governo do Estado da Paraíba em 1988. Desde a década de 70, o Antigo Hotel Globo encontrava-se em gradativo processo de descaracterização e subutilização.