PMJP interdita trânsito da barreira e inicia plano para conter desmoronamentos

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta semana ao trabalho de interdição do tráfego de veículos sobre a Barreira do Cabo Branco, no trecho próximo ao mirante. A ação emergencial integra um projeto mais amplo, que prevê intervenções nas áreas continental e marinhas para amenizar os riscos de desmoronamentos na falésia, considerada o ponto mais Oriental das Américas.

O trabalho de interdição, iniciado nesta terça-feira (4), inclui no primeiro momento o sentido bairro-Centro da via, que fica entre a rotatória da Estação Cabo Branco e a parte superior da ladeira que dá acesso à Praça de Iemanjá. Numa etapa posterior, o tráfego na outra faixa também será interditado e o trânsito no local será feito apenas através das ruas Zita Maria Carneiro Cabral e Luzinete Formiga de Luna. Esta última ligando à rotatória da Estação Cabo Branco.

A interdição do tráfego de veículos na área era prevista de forma emergencial pela Prefeitura de João Pessoa, mas foi antecipada depois do desmoronamento de uma faixa de terra próxima à pista, oferecendo risco para os motoristas. Um decreto de situação de emergência, editado há dois meses, já apontava a necessidade de uma intervenção na área. As vias alternativas serão asfaltadas, sinalizadas e receberão melhorias na iluminação.