PMJP iniciará 2ª etapa das obras da Beira Rio e povo deve esperar mais três anos para conclusão

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou, finalmente, na manhã desta quinta-feira (20), o primeiro trecho das obras de requalificação da Avenida Beira Rio, com a padronização das calçadas, ciclovia, jardinagem e iluminação e ainda anunciou que as obras da segunda etapa da ponte da avenida, nas proximidades do giradouro do Altiplano terão início nesta sexta-feira (21). Somente esta primeira etapa entregue hoje durou três anos e a obra completa computa atraso de um ano.

De acordo com a gestão, até o final deste ano, a avenida se tornará a mais completa do ponto de vista da mobilidade urbana da Capital e servirá como modelo para outras avenidas não só para João Pessoa, mas de toda a região.

“Estamos entregando a primeira etapa deste projeto que foi todo elaborado e está sendo executado em nossa gestão, com o objetivo de ligar o Centro da cidade à Orla de Cabo Branco contemplando os pedestres com calçadas padronizadas e seguindo todos os padrões de acessibilidade, ciclovias, projeto paisagístico e iluminação. Ou seja, pedestres, ciclistas, veículos e transporte público serão contemplados na avenida, que será a mais completa em se tratando de mobilidade urbana na cidade”, afirmou o prefeito.

O projeto de requalificação da Beira Rio foi desenvolvido envolvendo técnicos, professores universitários, ciclistas e a
sociedade. Foi feito um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial e todo o projeto respeita o meio ambiente, com a arborização da via e às normas da ABNT quanto à acessibilidade. A obra está orçada em R$ 6,7 milhões e, nesta primeira etapa inaugurada nesta quinta, já foram investidos aproximadamente R$ 600 mil.

Segunda etapa da ponte – Paralelo a esta obra, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) também avança na segunda etapa das obras da Ponte da Beira Rio, projeto que já teve a primeira etapa inaugurada em fevereiro e que integra o conjunto de intervenções que resolverão definitivamente os problemas de alagamento e de fluidez do trânsito nas proximidades da rotatória do Altiplano. “As obras da segunda etapa da ponte serão iniciadas nesta sexta-feira. Seguiremos neste cronograma de planejamento e de ações que irão melhorar a mobilidade urbana na região e resolver problemas históricos da cidade”, disse Luciano.

A Ponte da Beira Rio consiste em um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio, acabando de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, dando fim aos alagamentos que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos, pois a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro.

Dentre as intervenções com foco na mobilidade urbana na Avenida Beira Rio para melhorar a fluidez do trânsito e resolver problemas históricos, primeiro foi feita a duplicação da Avenida Panorâmica, no Altiplano, o acesso da Avenida Epitácio Pessoa à Beira Rio através da Rua do Capim e o desassoreamento do rio. Integrando todas estas obras à ponte e requalificação, a avenida estará totalmente pronta até o final deste ano.