PMJP desenvolve aplicativo que fornecerá serviços via smartphone

    0

    Você já imaginou não precisar ir até a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para dispor de informações e serviços? Já pensou em ter a agenda dos eventos promovidos pela PMJP em um único click? Além da comodidade de acessar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e alguns processos pelo celular. Pensando nisso, a Prefeitura está desenvolvendo o ‘João Pessoa Mobile’, um aplicativo gratuito que disponibilizará serviços e calendário da instituição via smartphone.
     
    Um dos responsáveis pela criação do aplicativo, o diretor de Desenvolvimento da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI), Flávio Lisboa, da Secretaria de Planejamento (Seplan), destacou a importância de se oferecer uma ferramenta como esta aos cidadãos pessoenses. “Nossa intenção é trazer comodidade para o cidadão e dar agilidade aos processos ofertados pela Prefeitura de João Pessoa”, explicou.
     
    Como funciona? – O aplicativo terá vários ícones que indicarão as funcionalidades: Calendário – contará com as informações sobre eventos promovidos pela Prefeitura com data, hora e local, inclusive locais e horários das votações do Orçamento Participativo (OP); Feed de Notícias – Todas as notícias da PMJP disponibilizadas via celular; Processos – qualquer cidadão que tiver dado entrada em um processo na Prefeitura poderá acessá-lo para acompanhar seu status; Consulta IPTU e TCR – Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) poderão ser acessados a qualquer tempo e os boletos gerados poderão ser enviados por e-mail. Essas funcionalidades estarão disponíveis para todos os cidadãos.
     
    Já os ícones indicadores do portal do servidor, estarão disponibilizados apenas para servidores públicos municipais de João Pessoa, mediante cadastro prévio. Segundo o gerente de projeto do ‘João Pessoa Mobile’, Felipe Dantas, apenas após um registro online o servidor terá acesso ao contracheque, por exemplo. “Será gerada uma senha de acesso e toda vez que o servidor precisar consultar seu contracheque, ela deverá ser informada, impedindo que, através do seu celular, outra pessoa tenha acesso aos seus rendimentos. É um sistema seguro e funcional”, destacou.
     
    Agilidade – O ‘João Pessoa Mobile’ também dispõe de telefones úteis de serviços da Prefeitura, que podem ser ativados após um único toque, a exemplo da Ouvidoria Municipal, Serviço de Proteção ao Consumidor, Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, entre outros.
     
    Flávio Lisboa ressalta que o sistema já está em processo de finalização e será oferecido à população em janeiro de 2015. “A ferramenta é válida para smartphones com sistema operacional Android, que possuam conexão com a internet. O sistema terá as funcionalidades acima citadas e no futuro deverão ser implementados outros tipos de serviços de interesse do cidadão. A primeira versão estará disponível apenas para Android, mas já estamos trabalhando para que seja também disponibilizado para Iphone”, completou.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]